DIR-Floortime: Sob o Olhar da Gestalt- Terapia

Autores

  • Leticia Maria Coutinho Mamede Diogo UVA
  • Daniela Magalhães da Silva UVA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021328p63

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, DIR-Floortime, Autismo, Crianças

Resumo

RESUMO:

O presente trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica qualitativa, que tem por objetivo correlacionar o modelo de intervenção precoce em crianças com autismo, DIR-Floortime aos princípios da Gestalt-Terapia. Para cumprimento de tal objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de caracterizar o autismo, descrever o modelo DIR-Floortime, fundamentar a Gestalt-terapia e por fim relacionar a Gestalt-Terapia ao modelo DIR-Floortime. Os principais autores que favoreceram a construção desse trabalham foram Stanley Greenspan, Serena Wieder, Jorge Ponciano Ribeiro, Luciana Aguiar, entre outros. A fundamentação consistiu na descrição e caracterização do autismo, desde seu histórico até as suas possibilidades de intervenção, assim como na exposição dos conceitos fundamentais que regem a aplicação do DIR-Floortime, bem como na fundamentação da Gestalt-Terapia desde sua história até sua clínica com crianças. De fato, a problemática central refere-se à possibilidade de o modelo ser aplicado na Gestalt-Terapia com crianças dentro do TEA. E o desfecho se deu na compreensão de conceitos semelhantes entre as duas teorias, dos quais ressaltam a relação dialógica, a compreensão de totalidade do ser, e a valorização da família junto ao processo terapêutico da criança.

 

 

 

Palavras-chaves: DIR-Floortime, Gestalt-Terapia, Autismo, Crianças.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

Diogo, L. M. C. M., & Silva, D. M. da. (2021). DIR-Floortime: Sob o Olhar da Gestalt- Terapia. Epitaya E-Books, 1(10), 63-100. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021328p63

Edição

Seção

Capítulo de Livro