OFICINAS DE ALEITAMENTO MATERNO: GUIA PARA O ENFERMEIRO

Autores

  • Ana Karoline Corrêa de Oliveira Rodrigues UNISUAM
  • Debora Araujo Pimenta UNISUAM
  • Maria da Guia dos Santos UNISUAM
  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM

Palavras-chave:

enfermagem, guia para o enfermeiro, aleitamento

Resumo

Este material é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)das autoras do Curso de Enfermagem, intitulado Aleitamento materno: dificuldades, mitos, benefícios e soluções. Durante a pesquisa foi evidenciado a necessidade da elaboração de um projeto que norteasse os enfermeiros na condução de oficinas sobre aleitamento materno para as gestantes, puérperas e sua família. Dessa forma, este material foi elaborado para você enfermeiro. Aqui, você encontrará quatro oficinas delineadas juntamente com todo o material de apoio necessário para implementação imediata.

Este material tem por objetivo auxiliar no esclarecimento quanto às estratégias educativas a serem realizadas com as gestantes e sua família a fim de aproveitar os benefícios da amamentação exclusiva ao máximo.

Sabe-se que o aleitamento materno é um momento único e cheio de emoções. Porém, este podem vir acompanhado de insegurança e sentimentos conflitantes. Com isso, a equipe de enfermagem e de saúde deve estar sempre ao lado da mulher e de toda a família para orientá-los. O ensinamento adequado favorecerá a vivência de uma das experiências mais maravilhosas na vida da mulher fortalecendo o vínculo mãe-filho, além do desenvolvimento saudável do bebê.

Para o desenvolvimento deste projeto são necesssários quatro encontros. Recomenda-se como materiais de apoio o uso de slides, mamas feitas de meia e algodão, vídeos educativos e dinâmicas.

Sugere-se que as oficinas sejam realizadas em roda de conversa para que os integrantes tenham total liberdade para sanar suas dúvidas. Esse modelo proporciona um bate papo com interação e possibilita um momento único de socializar atitudes e pensamentos com o objetivo de estimular a troca de informações e de reflexão para a ação. Dessa maneira, o encontro não se torna cansativo, uma vez que as pessoas acabam interagindo uns com os outros, pois todos participam, expõe suas opiniões e esclarecem suas dúvidas.

Para tanto, em cada encontro deve ser abordado um tema diferente. Os temas escolhidos foram aqueles mais citados durante a revisão de literatura realizada durante a construção do TCC, dentre eles:

•Oficina 1: Benefícios do aleitamento materno;

•Oficina 2: Cuidados com as mamas;

•Oficina 3: Armazenamento do leite materno, pomadas e bicos artificiais;

•Oficina 4: Mitos sobre a amamentação.

Nosso material está separado por capítulos. No primeiro apresentamos os conceitos sobre aleitamento materno. Dentre o segundo e quinto capítulos estão as descrições das oficinas mencionadas acima. E para finalizar, no capítulo seis listamos uma série de dinâmicas que podem ser realizadas com o grupo.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Ana Karoline Corrêa de Oliveira Rodrigues, Debora Araujo Pimenta, Maria da Guia dos Santos, & Helena Portes Sava de Farias. (2021). OFICINAS DE ALEITAMENTO MATERNO: GUIA PARA O ENFERMEIRO. Epitaya E-Books, 1(1), 1-84. Recuperado de https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/22

Edição

Seção

E-book Completo