Estudo do Dimensionamento de Instalações Elevadas de Reservatórios e Sistemas de Recalque de Água Fria em Prédios Residenciais, Utilizando Tabelas Dinâmicas
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p11xPalavras-chave:
instalações hidráulicas, reservatórios, sistemas de recalque, água friaResumo
Tendo em vista o dimensionamento de instalações hidráulicas em geral, executado de forma irregular ou sem auxílio de profissionais qualificados e habilitados, interferem de forma significativa no seu funcionamento e na vida útil da edificação. Propõem-se uma forma de dimensionar sistemas de armazenamento elevatórios de água e dos sistemas de recalque em edificações verticais residenciais. Contudo o desenvolvimento do trabalho e a confecção das tabelas, visam simplificar a complexidade que é o dimensionamento do sistema de recalque e de armazenamento de água.
Tendo ainda como parâmetro e diretrizes da (ABNT NBR 5626)[1]. A norma estabelece os parâmetros mínimos para o perfeito dimensionamentos dos elementos constituintes de todo o sistema predial de água fria, porém o trabalho retrata somente as diretrizes e orientações relacionadas ao sistema de abastecimentos de água elevados e de recalques. A NBR 5626 estabelece que todas as suas orientações e padronizações devem ser seguidas de maneira adequadas. “Para que uma instalação predial de água fria seja considerada de acordo com esta Norma, é necessário que ela atenda a todas as exigências e recomendações nela constantes e não apenas parte ou itens dela” (ABNT-NBR 5626, 1998).
[1] Norma brasileira de instalações predial de água fria de 1998.