O Fazer Pedagógico do Coordenador - Entre a Teoria e a Prática
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p56Palavras-chave:
coordenador pedagógico, contexto escolar, gestão, formação continuadaResumo
Neste texto discute-se as características do Coordenador Pedagógico e seu papel no
contexto educacional. Foi realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa de cunho qualitativa por meio da exploração e confronto de teorias de estudiosos e pesquisadores da área tais como Freire (1996), Placco (2016), Cunha (2005), Vasconcelos (1996), entre outros. O objetivo era poder identificar se teoria e prática andam juntas no contexto da Coordenação Escolar e apontar possíveis caminhos para essa aproximação caso não se fizesse presente. Concluiu-se que não existe uma clareza do papel do coordenador pedagógico nas escolas e este, por sua vez, acaba exercendo funções mais administrativas e afastando de sua função primordial: a formação continuada da equipe pedagógica. Para que o coordenador pedagógico consiga exercer com propriedade é necessário um maior entendimento de sua real função dentro do contexto escolar por parte da equipe pedagógica e do próprio sujeito. Além disso, é preciso que o coordenador pedagógico seja protagonista no processo de formação docente.