O Fazer Pedagógico do Coordenador - Entre a Teoria e a Prática

Autores

  • Johnathan Moreno Liberato FVJ
  • Maria Rejane Lino Prado FVJ
  • Roberta Liana Damasceno Costa FVJ

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p56

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, contexto escolar, gestão, formação continuada

Resumo

Neste texto discute-se as características do Coordenador Pedagógico e seu papel no
contexto educacional. Foi realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa de cunho qualitativa por meio da exploração e confronto de teorias de estudiosos e pesquisadores da área tais como Freire (1996), Placco (2016), Cunha (2005), Vasconcelos (1996), entre outros. O objetivo era poder identificar se teoria e prática andam juntas no contexto da Coordenação Escolar e apontar possíveis caminhos para essa aproximação caso não se fizesse presente. Concluiu-se que não existe uma clareza do papel do coordenador pedagógico nas escolas e este, por sua vez, acaba exercendo funções mais administrativas e afastando de sua função primordial: a formação continuada da equipe pedagógica. Para que o coordenador pedagógico consiga exercer com propriedade é necessário um maior entendimento de sua real função dentro do contexto escolar por parte da equipe pedagógica e do próprio sujeito. Além disso, é preciso que o coordenador pedagógico seja protagonista no processo de formação docente.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Liberato, J. M. ., Prado, M. R. L., & Costa, R. L. D. (2021). O Fazer Pedagógico do Coordenador - Entre a Teoria e a Prática. Epitaya E-Books, 1(13), 56-65. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p56

Edição

Seção

Capítulo de Livro