A Estimulação da Consciência Fonológica no Processo de Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p167Palavras-chave:
consciência fonológica, educação infantil, estimulação, leitura, escritaResumo
A Consciência Fonológica estimulada na Educação Infantil, como uma competência metalinguística não só é capaz de prevenir as dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, mas também por ser capaz de desempenhar um papel facilitador para o processo de alfabetização que tão logo terá início. Neste artigo propõe-se descrever sobre a estimulação da consciência fonológica no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) na Educação Infantil. A Educação Infantil pode ser o espaço para o desenvolvimento de habilidades que favoreceriam a aquisição e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para isso necessita-se trabalhar com a estimulação da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) desde a Educação Infantil.