A Estimulação da Consciência Fonológica no Processo de Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) na Educação Infantil

Autores

  • Bianca Ascencio Silva UNIRG
  • Patrícia Batista UNIRG
  • Ângela Cristina C. B. Carlotto UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p167

Palavras-chave:

consciência fonológica, educação infantil, estimulação, leitura, escrita

Resumo

A Consciência Fonológica estimulada na Educação Infantil, como uma competência metalinguística não só é capaz de prevenir as dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, mas também por ser capaz de desempenhar um papel facilitador para o processo de alfabetização que tão logo terá início. Neste artigo propõe-se descrever sobre a estimulação da consciência fonológica no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) na Educação Infantil. A Educação Infantil pode ser o espaço para o desenvolvimento de habilidades que favoreceriam a aquisição e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para isso necessita-se trabalhar com a estimulação da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) desde a Educação Infantil.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, B. A., Batista, P. ., & Carlotto, Ângela C. C. B. (2021). A Estimulação da Consciência Fonológica no Processo de Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) na Educação Infantil. Epitaya E-Books, 1(13), 167-178. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p167

Edição

Seção

Capítulo de Livro