Revendedor de Combustíveis 4.0 no Brasil: Direcionamentos Estratégicos no Século 21

Autores

  • Roberto Leite UnP
  • Marisete Maria Welter Universidade de Kaiserslautern - Alemanha
  • Laís Karla da Silva Barreto UnP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p89x

Palavras-chave:

postos de combustíveis, revendedor 4.0, mercado de combustíveis, revenda de combustíveis, posto de gasolina

Resumo

O objetivo deste ensaio é revisar a literatura disponível com foco em gestão para encontrar as quatro variáveis determinantes para que o revendedor de combustíveis possa desenvolver em seu negócio tornando-o mais competitivo e moderno. Realizou-se uma revisão bibliográfica recente utilizando estudos publicados entre 2012 a 2020, foram pesquisados artigos publicados em língua portuguesa, usando bases de dados como Scielo, Capes, Science Direct, Ebsco, Repositório Edunp, e BVS, assim como também sites especializados no mercado de revenda de combustíveis de língua portuguesa. Essa busca eletrônica foi feita em julho de 2020. Os principais resultados encontrados foram gestão do conhecimento, inovação, desenvolvimento de novos produtos e gestão de pessoas por serem os quatro atributos de gestão mais relevantes para o negócio da revenda de combustíveis do século 21. Este artigo contribui para a literatura voltada a gestão de postos de combustíveis trazendo aspectos de gerenciamento organizacional e direcionamentos estratégicos para o debate da melhor forma de se preparar um revendedor de combustíveis para a concorrência acirrada e as mudanças constantes nos aspectos de consumo. Este estudo trouxe, para a literatura do mercado de combustíveis, contribuições inéditas na identificação dos pontos estratégicos de gestão de forma direcionada ao setor.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Leite, R. ., Welter, M. M. ., & Barreto, L. K. da S. (2021). Revendedor de Combustíveis 4.0 no Brasil: Direcionamentos Estratégicos no Século 21. Epitaya E-Books, 1(13), 89-104. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p89x

Edição

Seção

Capítulo de Livro