O Brincar na Educação Física Infantil:A Importância da Atividade Estimulada e da Atividade Espontânea na Construção de Regras e Conceitos
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p66Palavras-chave:
educação física, educação infantil, atividade espontânea, atividade estimuladaResumo
Na atualidade, há grande preocupação da sociedade em geral e, das famílias das crianças em específico, com a construção de regras e conceitos a partir das atividades educativas na Educação Infantil, sobretudo no componente curricular Educação Física Infantil. Partindo deste pressuposto realizou-se esta pesquisa de conclusão de curso que teve por objetivo discutir a importância da atividade estimulada e da atividade espontânea na construção de regras e conceitos na Educação Física infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, tomando por base um estado de caso único. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise e interpretação dos dados produzidos. O sujeito da pesquisa é um professor, da rede de ensino privada, com vinte e três anos de experiência com a docência de crianças na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa indicam que mais importante que formar conceitos e regras, ou até transformar crianças e estudantes de um modo geral em atletas, portanto, com alta capacidade de desempenho, a Educação Física na Educação Infantil contribui de forma significativa para formar pessoas melhores, participativas, cooperativas, pessoas que saibam conviver, para tanto, o professor exerce o seu trabalho com um grupo de crianças mas tem um olhar individualizado de modo que identifique as necessidades individuais e coletivas a fim de contribuir para o desenvolvimento destes seres humanos em formação.