O Brincar na Educação Física Infantil:A Importância da Atividade Estimulada e da Atividade Espontânea na Construção de Regras e Conceitos

Autores

  • Luciana Figueredo Almeida UNASP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p66

Palavras-chave:

educação física, educação infantil, atividade espontânea, atividade estimulada

Resumo

Na atualidade, há grande preocupação da sociedade em geral e, das famílias das crianças em específico, com a construção de regras e conceitos a partir das atividades educativas na Educação Infantil, sobretudo no componente curricular Educação Física Infantil. Partindo deste pressuposto realizou-se esta pesquisa de conclusão de curso que teve por objetivo discutir a importância da atividade estimulada e da atividade espontânea na construção de regras e conceitos na Educação Física infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, tomando por base um estado de caso único. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise e interpretação dos dados produzidos. O sujeito da pesquisa é um professor, da rede de ensino privada, com vinte e três anos de experiência com a docência de crianças na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa indicam que mais importante que formar conceitos e regras, ou até transformar crianças e estudantes de um modo geral em atletas, portanto, com alta capacidade de desempenho, a Educação Física na Educação Infantil contribui de forma significativa para formar pessoas melhores, participativas, cooperativas, pessoas que saibam conviver, para tanto, o professor exerce o seu trabalho com um grupo de crianças mas tem um olhar individualizado de modo que identifique as necessidades individuais e coletivas a fim de contribuir para o desenvolvimento destes seres humanos em formação. 

 

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Publicado

2022-01-17

Como Citar

Almeida, L. F. (2022). O Brincar na Educação Física Infantil:A Importância da Atividade Estimulada e da Atividade Espontânea na Construção de Regras e Conceitos . Epitaya E-Books, 1(1), 66-81. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p66

Edição

Seção

Capítulo de Livro