Análise dos Resultados da Formação de Gestores de Projetos no Ensino Superior (Da Teoria à Prática), no Curso de Administração, na Cidade de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p37Palavras-chave:
Formação, Projetos, Competências, AdministraçãoResumo
Na cidade de Manaus (Amazonas) existe uma grande demanda para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços em circunstância do Pólo Industrial de Manaus (PIM) necessitando de profissionais capacitados no gerenciamento dessas atividades cada vez mais complexas, com isso, a formação educacional no ensino superior precisa estar compatível com essa demanda. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar as competências, habilidades e atitudes trabalhadas na formação de estudantes do curso de administração com base nas expectativas do mercado local e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) do curso. Para tanto, este estudo foi embasado em pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo como métodos as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Os resultados apontaram uma equiparação positiva dos planos de ensino com a Diretrizes Curriculares Nacionais, os processos de ensino e aprendizagem privilegiam as metodologias ativas, o processo de formação está priorizando as competências, habilidades e atitudes exigidas pelas organizações empresariais locais, e uma necessidade de reforma dos procedimentos educacionais com práticas operacionais e vivências de gestão de projetos devido a muitos erros cometidos pelos gestores no planear e executar de suas atividades e tarefas.