Análise dos Resultados da Formação de Gestores de Projetos no Ensino Superior (Da Teoria à Prática), no Curso de Administração, na Cidade de Manaus/AM

Autores

  • Aldemir Pereira dos Santos Júnior FAMETRO
  • Luciana Ferreira dos Santos UNIP
  • Aldenyra Christina Fonseca dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p37

Palavras-chave:

Formação, Projetos, Competências, Administração

Resumo

Na cidade de Manaus (Amazonas) existe uma grande demanda para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços em circunstância do Pólo Industrial de Manaus (PIM) necessitando de profissionais capacitados no gerenciamento dessas atividades cada vez mais complexas, com isso, a formação educacional no ensino superior precisa estar compatível com essa demanda. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar as competências, habilidades e atitudes trabalhadas na formação de estudantes do curso de administração com base nas expectativas do mercado local e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) do curso. Para tanto, este estudo foi embasado em pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo como métodos as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Os resultados apontaram uma equiparação positiva dos planos de ensino com a Diretrizes Curriculares Nacionais, os processos de ensino e aprendizagem privilegiam as metodologias ativas, o processo de formação está priorizando as competências, habilidades e atitudes exigidas pelas organizações empresariais locais, e uma necessidade de reforma dos procedimentos educacionais com práticas operacionais e vivências de gestão de projetos devido a muitos erros cometidos pelos gestores no planear e executar de suas atividades e tarefas.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Júnior, A. P. dos S., Santos , L. F. dos, & Santos, A. C. F. dos. (2022). Análise dos Resultados da Formação de Gestores de Projetos no Ensino Superior (Da Teoria à Prática), no Curso de Administração, na Cidade de Manaus/AM. Epitaya E-Books, 1(3), 37-57. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p37

Edição

Seção

Capítulo de Livro