Inclusão Digital nas Escolas Públicas Municipais de Brejo Santo-CE: Um Paradigma Para as Novas Formas de Ensinar e Aprender

Autores

  • José Nilton da Silva Junior URCA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p58

Palavras-chave:

TDICs, ferramentas tecnológicas, inclusão digital, ensino, aprendizagem

Resumo

A discussão em torno da inclusão digital nas escolas, suscitou na reflexão acerca dos aspectos relevantes ligados à incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática docente. O uso das novas ferramentas digitais em sala de aula tem alterado significativamente o processo educacional dos alunos, os quais são “nativos digitais”, constituindo desafios e oportunidades para os professores, “imigrantes digitais”. Esse estudo visa identificar as potencialidades das TDICs no processo de ensino-aprendizagem, na sociedade em rede, investigando a exclusão digital nas escolas como um paradigma a ser superado, na perspectiva de se buscar novas formas de se ensinar e aprender. A crescente expansão da internet na atualidade tem transformado a sala de aula, tornando o ambiente escolar desinteressante para os jovens, quando tem uma abordagem tradicional de ensino. Dessa forma, o processo de ensino precisa estar integrado ao ciberespaço no qual todos estão inseridos, e a aprendizagem colaborativa, mediada pelos professores é um elemento essencial para a efetividade da inclusão digital nas escolas públicas. Para tanto, o estudo teórico apontou que os professores, não estão capacitados para assumirem esse papel ativamente em suas práticas pedagógicas, o que requer desses atores, formação continuada para a integração das TDICs no contexto educacional. Nessa perspectiva, a pesquisa bibliográfica se fundamentou no estudo de diferentes teóricos para compreender o papel dos atores envolvidos nesse processo com as novas formas de ensino e aprendizagem no contexto tecnológico, mediado com o uso das TDICs. Diante do exposto, surgiu a necessidade de realização de uma pesquisa por levantamento descritivo amostral, através de um questionário para captar variáveis quantitativas, com perfil qualitativo do uso das novas ferramentas tecnológicas digitais na prática pedagógica dos professores, coordenadores, gestores e técnicos envolvidos no processo de ensino das escolas públicas do município de Brejo Santo (CE), onde verificou-se as possibilidades e fragilidades do uso das novas ferramentas tecnológicas no processo de ensino, resultando em um instrumento de reflexão da prática com o estudo teórico realizado.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Junior, J. N. da S. (2022). Inclusão Digital nas Escolas Públicas Municipais de Brejo Santo-CE: Um Paradigma Para as Novas Formas de Ensinar e Aprender. Epitaya E-Books, 1(3), 58-84. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p58

Edição

Seção

Capítulo de Livro