Os Desafios no Ensino e Aprendizagem do Aluno Surdo nas Escolas da Rede Pública de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p11Palavras-chave:
aluno surdo;, educação;, inclusãoResumo
O tema da inclusão escolar é complexo e ao mesmo representa a necessidade de se enfrentar os obstáculos em relação a alunos com deficiência, principalmente a auditiva, objeto de estudo deste trabalho. A grande questão é como incorporar e ainda manter o aluno com necessidades especiais nas escolas regulares, mesmo que não apresentem uma estrutura e um conteúdo adaptado a suas necessidades. A presente dissertação tem por finalidade analisar a importância e a efetividade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais como conteúdo da formação inicial continuada em serviço dos professores da escola estudada e seus impactos sobre as práticas de ensino e aprendizado discente. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa conduzida através do método documental, através do qual foram coletados os dados a partir da revisão bibliográfica e o questionário aplicado a três professores e alunos e gestores de escolas regulares de Manaus. Contudo, são escolas regulares que recebem alunos surdos. Os resultados apontaram para a falta de uma política de inclusão educacional para todos. Além da pouca preparação em Libras por parte da professora agente de vida que acompanha a aluna surda, observa-se a falta de escolas adaptadas com os equipamentos adequados e conteúdo específicos para atender aos alunos surdos. Também não se pode deixar de lado as barreiras sociais dos próprios pais e professores, que colocam o aluno surdo na posição de ser caracterizado como uma pessoa que atrapalha as aulas. Portanto, sem desprezar as dificuldades individuais apresentadas pelos alunos surdos nas escolas regulares de Manaus, é preciso que o governo realize investimentos para adequar as escolas para esses alunos. É evidente do mesmo modo a necessidade de que os professores estejam capacitados na linguagem de sinais. Ao mesmo tempo, convém que se estabeleçam parcerias entre os professores e familiares, para o sucesso da inclusão escolar do aluno surdo, ocasionando por sua vez o sucesso do processo ensino-aprendizagem para essa parcela da população tão excluída do direito a uma educação integral e cidadã.