Aspectos Gerais sobre Condomínios Horizontais e Loteamentos Fechados
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p190Palavras-chave:
segregação urbana, marketing imobiliário, paisagem urbanaResumo
Na década de 1970, os condomínios horizontais surgiram no Brasil como uma nova forma de morar, onde se procura fugir dos problemas causados pelo crescimento desordenado das cidades, destacando-se entre eles a falta de segurança e de qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi abordar, de forma teórica, a inserção dos condomínios horizontais e dos loteamentos fechados no espaço urbano de Teresina, Piauí. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levando como temas principais a segregação urbana, o marketing e a paisagem urbana. Foram utilizados trabalhos apresentados em artigos, livros, dissertações e teses. Como também, foi realizada uma pesquisa sobre os condomínios horizontais e dos loteamentos fechados na cidade de Teresina, Piauí. Constatou-se que esses empreendimentos são considerados uma nova forma de segregação urbana contemporânea, devido ao muro que cerca e separa a área pública do particular, casas de médio e alto padrão com área de lazer para a família, segurança privada e homogeneidade. Em Teresina, esses empreendimentos possuem características bem diferentes entre si. Em comum, destaca-se o fato de serem formas de parcelamento da propriedade privada, concebidas por um empreendedor privado, e de gestão do espaço interno por meio de estrutura de decisão condominial, submetida a normas próprias. As propagandas desses empreendimentos apresentam elementos que atraem os futuros moradores com imagens e textos que reflitam os desejos e proporcionem qualidade de vida.