DIVERSIFICA PET: Intervenções Possíveis Buscando a Pluralidade Grupal Dentro do Programa de Educação Tutorial
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p182Palavras-chave:
inclusão, diversidade, intervenção grupal, políticas afirmativas, programa de educação tutorialResumo
O objetivo deste capítulo é socializar o processo de criação de um ambiente grupal pautado na pluralidade de ideias como princípio de intervenção interna do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Gestão Política-Pedagógica (PET-GPP) da Universidade Federal de Pernambuco. No ambiente acadêmico, a implantação de ações a corpos e a grupos dissidentes servem como um instrumento de promoção da diversidade e enfrentamento às desigualdades, haja vista que a conduta de respeito às especificidades é fundamental para a estruturação de um PET heterogêneo. Essa estrutura segue um caráter social e democrático, garantindo a pluralidade de seres, conhecimentos e ideias de modo a enriquecer a experiência acadêmica grupal. Tendo isso como base, criou-se o projeto “Diversifica PET” seguindo a metodologia que se inicia na revisão bibliográfica acerca da legislação do PET e do aprofundamento teórico nas temáticas voltadas para a diversidade de ideias e de corpos. Foram definidas estratégias de curto, médio e longo prazo de intervenção grupal no PET-GPP com base nas temáticas: (1) raça/etnia; (2) deficiência e capacitismo; (3) diversidade sexual e de gênero. Os seguintes resultados foram obtidos com o Diversifica PET: inserção de novos/as membros/as no grupo PET-GPP a partir de uma política afirmativa de cotas; promoção de debates e oficinas voltadas para a temática de Pessoas com Deficiência; formulação de uma ação voltada para a identidade grupal e ao debate dentro de eixos temáticos. Com a interpretação da experiência resultante das ações desenvolvidas, ao decifrar as dimensões dos marcadores sociais e elencar as políticas inclusivas mencionadas, é possível concluir que tais intervenções em grupo proporcionaram a atuação coletiva com base nos princípios do Programa de Educação Tutorial, a partir do Manual de Orientações Básicas, e dentro de uma perspectiva ética, política e cidadã.