DIVERSIFICA PET: Intervenções Possíveis Buscando a Pluralidade Grupal Dentro do Programa de Educação Tutorial

Autores

  • Luiz Henrique Coelho de Siqueira Teixeira UFPE
  • José Eduardo Cavalcanti UFPE
  • Thiago Vinícius dos Anjos Araújo UFPE
  • Júllia Alves de Almeida UFPE
  • Ana Beatriz de Souza Silva UFPE
  • Leomar Basilio Barreto de Lima UFPE
  • Vanice Selva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p182

Palavras-chave:

inclusão, diversidade, intervenção grupal, políticas afirmativas, programa de educação tutorial

Resumo

O objetivo deste capítulo é socializar o processo de criação de um ambiente grupal pautado na pluralidade de ideias como princípio de intervenção interna do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Gestão Política-Pedagógica (PET-GPP) da Universidade Federal de Pernambuco. No ambiente acadêmico, a implantação de ações a corpos e a grupos dissidentes servem como um instrumento de promoção da diversidade e enfrentamento às desigualdades, haja vista que a conduta de respeito às especificidades é fundamental para a estruturação de um PET heterogêneo.  Essa estrutura segue um caráter social e democrático, garantindo a pluralidade de seres, conhecimentos e ideias de modo a enriquecer a experiência acadêmica grupal. Tendo isso como base, criou-se o projeto “Diversifica PET” seguindo a metodologia que se inicia na revisão bibliográfica acerca da legislação do PET e do aprofundamento teórico nas temáticas voltadas para a diversidade de ideias e de corpos. Foram definidas estratégias de curto, médio e longo prazo de intervenção grupal no PET-GPP com base nas temáticas: (1) raça/etnia; (2) deficiência e capacitismo; (3) diversidade sexual e de gênero. Os seguintes resultados foram obtidos com o Diversifica PET: inserção de novos/as membros/as no grupo PET-GPP a partir de uma política afirmativa de cotas; promoção de debates e oficinas voltadas para a temática de Pessoas com Deficiência; formulação de uma ação voltada para a identidade grupal e ao debate dentro de eixos temáticos. Com a interpretação da experiência resultante das ações desenvolvidas, ao decifrar as dimensões dos marcadores sociais e elencar as políticas inclusivas mencionadas, é possível concluir que tais intervenções em grupo proporcionaram a atuação coletiva com base nos princípios do Programa de Educação Tutorial, a partir do Manual de Orientações Básicas, e dentro de uma perspectiva ética, política e cidadã.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Teixeira, L. H. C. de S. ., Cavalcanti, J. E., Araújo, T. V. dos A., Almeida, J. A. de ., Silva, A. B. de S., Lima, L. B. B. de, & Selva, V. . (2022). DIVERSIFICA PET: Intervenções Possíveis Buscando a Pluralidade Grupal Dentro do Programa de Educação Tutorial. Epitaya E-Books, 1(3), 182-199. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p182

Edição

Seção

Capítulo de Livro