Surdos no Ambiente Escolar: Uma Análise Sobre os Níveis de Interação Entre os Alunos em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p125Palavras-chave:
surdez, comunicação, sala de aulaResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades dos surdos dentro do contexto escolar com relação à comunicação, trazendo à evidência a importância da língua de sinais para o desenvolvimento das pessoas com surdez. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com 76 alunos ouvintes que estudaram com surdos e cursaram o Ensino Médio no Centro de Ensino Maria Casimiro Soares em Bacabal. Para a mesma, foram utilizados questionários a fim de averiguar o nível de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e sua importância para a educação de surdos, além de observações e diálogos com professore, surdos e seus familiares. Como fundamentação teórica utilizou-se autores como, Gesser (2009), Oliveira (2010), Novaes (2010), Vigotsky (1996), dentre outros importantes pesquisadores da área da surdez e linguagem. A partir da análise dos dados observou-se que a maioria dos discentes não estabelece uma comunicação com os estudantes surdos através da Língua Brasileira de Sinais, o que acarreta inúmeros prejuízos na interação e desenvolvimento na troca de experiências no contexto educacional, uma vez que a importância social desta língua ainda não é conhecida como deveria.
Palavras-chave: Surdez. Comunicação. Sala de aula.