Formação Docente na Área de Saúde Mental: Experiência de Um Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p145Palavras-chave:
educação superior, docência universitária, estágio supervisionado, programa de aperfeiçoamento de ensino, saúde mentalResumo
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é uma estratégia que visa desenvolver e aprimorar a formação de alunos de pós-graduação, de nível stricto sensu, para a formação teórica e prática didático-pedagógica em cursos de graduação da instituição. O PAE acontece em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência, sendo que a primeira etapa consiste em preparação teórica e a segunda em atividades práticas de estágio em disciplina escolhida pelo aluno. Dentre as disciplinas escolhidas pelos alunos de pós-graduação para a realização do estágio, destacam-se aquelas da área da saúde mental. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é compartilhar a experiência e as contribuições para a formação docente na área de saúde mental por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Durante a preparação, o aluno recebe subsídios teóricos e constroem conhecimentos necessários para a compreensão da prática docente. Durante o estágio, é possível participar da organização e planejamento da disciplina, realizar atividades de ensino-aprendizagem, acompanhamento nos campos de estágio, elaboração de ferramentas para o processo avaliativo e troca de experiências com os estudantes da graduação, docentes da instituição além de aproximação com serviços de saúde, seus profissionais e comunidade, quando a disciplina inclui prática de campo. Nessa direção, o PAE configura-se como espaço rico de formação e prática docente para o aluno de pós-graduação, potencializando suas futuras atuações acadêmicas.