Comunicação, Consumo e Gênero: A Ininterrupta Mudança do Conceito de Beleza Feminina Como Instrumento de Controle Sobre as Mulheres

Autores

  • Isadora Sukita Rezende Santos UFS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p173

Palavras-chave:

comunicação, consumo, gênero, beleza, controle

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar como, ao longo dos tempos, a figura feminina tem sido controlada pelos homens, por vezes até de forma imperceptível, por meio das mudanças do conceito de beleza, com finalidade de simplesmente agradá-los ou de beneficiá-los. Será discutido o conceito de beleza de modo geral e, em seguida, da cultura ocidental a partir das ideias de Leon Tolstói. Logo após, para a discussão sobre o controle exercido sobre o corpo e a vida das mulheres serão abordados a obra “O livro da arte”, da editora Globo Livros e Paulo Rezzutti com informações históricas, Laura Mulvey, trazendo a reflexão sobre o retrato da imagem feminina no cinema, Naomi Wolf, a fim de discorrer sobre o “mito da beleza” e Ângelo Monteiro, para fazer observações no âmbito da estética. Por fim, será discutido o maior meio de aprisionamento da beleza feminina em padrões na atualidade, as redes sociais, e a consequente escravização da mulher.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Santos, I. S. R. (2022). Comunicação, Consumo e Gênero: A Ininterrupta Mudança do Conceito de Beleza Feminina Como Instrumento de Controle Sobre as Mulheres. Epitaya E-Books, 1(3), 173-181. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p173

Edição

Seção

Capítulo de Livro