O Processo de Escolarização Como Medida de Ressocialização na Medida Socioeducativa

Autores

  • Juliano Coimbra dos Santos UNISAL
  • Kathia Aparecida Koehler Schulze FASERRA
  • Aldinea Gomes de Mello Coutinho UFES

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p224

Palavras-chave:

adolescentes, escolarização, ressocialização, socioeducação

Resumo

Mediante a visão da concepção de educação social, a socioeducação se mostra como um conjunto articulado de programas, serviços e ações desenvolvidos a partir da articulação entre práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos, no qual, sua intencionalidade é mobilizar nos jovens em conflitos com a lei, novos significados com outros posicionamentos, sem, contudo, romper com as regras éticas e sociais vigentes. Nessa perspectiva, esse estudo tem como proposta, analisar a escolarização como um dos recursos da socioeducação, como meio de ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada na experiência vivenciada em uma unidade socioeducativa, localizada no município de Cariacica-ES, no qual, a pesquisa se deu, por meio da revisão bibliográfica. Dentre os principais resultados pode-se concluir que a percepção da forma que acontece a escolarização, quase sempre, não contribui para que os adolescentes encontrem nesse instrumento, motivação para a ressignificação do seu projeto de vida, de forma a redirecionar o olhar e rever seu projeto de vida, visando à revalorização da vida em seu meio social.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Santos, J. C. dos ., Schulze, K. A. K., & Coutinho, A. G. de M. (2022). O Processo de Escolarização Como Medida de Ressocialização na Medida Socioeducativa. Epitaya E-Books, 1(3), 224-232. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p224

Edição

Seção

Capítulo de Livro