A Criança e o Lúdico
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p187Palavras-chave:
criança, lúdico, aprendizagem, desenvolvimento infantil, tecnologiaResumo
Esse artigo enfoca a importância da ludicidade na formação da criança com enfoque no processo de ensino aprendizagem, como e porque a utilização de jogos e brincadeiras apropriadas à faixa etária promovem o desenvolvimento global das crianças nos espaços educacionais. O brincar tem, especialmente na etapa da educação infantil, uma estreita relação no trabalho pedagógico, levará a uma reflexão das práticas educativas e o papel do professor na atualidade. Engloba o novo modo de aprender com o uso apropriado das tecnologias de informação e comunicação, que se intensificou diante do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid 19). Com base em pesquisas de cunho bibliográfico, as quais apresentam concepções de grandes autores que destacam a criança e a ludicidade, bem como o embasamento das políticas públicas que sustentam as teorias contidas nesse trabalho.