E-book Completo
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427Palavras-chave:
educação, pedagogia, novos saberesResumo
Vivemos em uma sociedade em que o bem mais valioso é o conhecimento. Nesse sentido ampliar as perspectivas do capital intelectual dos sujeitos em formação superior, torna-se uma ação de significativa relevância.
Pautado nessa premissa, os professores do curso de pedagogia da UNISUAM, se propuseram a organizar a seguinte obra: PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNISUAM: discussões e práticas de ensino na contemporaneidade. Que contempla uma rica coletânea de trabalhos de conclusão de curso dos (as) nossos (as) alunos (as) do curso em questão.
Essa proposta acadêmica traz em sua gênese um conjunto de saberes, questões, inquietações e práticas fruto da produção de nossos (as) alunos e alunas, que ao dialogarem com seus orientadores, apresentaram uma diversidade de saberes cuja premissa é suscitar possíveis caminhos que corroborem com os embates vivenciados na educação básica.
Fica claro nessa produção o cuidado de nossos futuros (as) pedagogos (as) em apontar os fatores que impactam diretamente o fazer docente e conseqüentemente a aprendizagem dos educandos, como: mudanças e instabilidades sociais, culturais, políticas e econômicas. Que muitas vezes se mantém velados entre as práticas educativas diárias, atribuindo aos atores do processo ensino aprendizagem a causa do insucesso educacional
Assim, nosso desafio está em formar sujeitos protagonistas e artífices capazes de superar uma sociedade inconstante e desigual, mas, também, instrumentalizar os docentes a lidar com esse universo que se estabelece de forma subliminar e perversa nos ambientes educativos.
Pautados nessa premissa, acreditamos que esse material tecido por várias mãos, trará uma contribuição expressiva para formação de professores e por conseqüência estimularão aqueles que se dedicam a educação, a trilhar com excelência, esse caminho tão gratificante e decisivo para o crescimento social e sustentável da nossa nação.