As Dificuldades na Compreensão das Relações Lógico-Discursivas Trabalhadas no D17 do SPAECE em uma Escola da Rede Pública de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p11Palavras-chave:
coesão, coerência, descritor 17, língua portuguesa, SPAECEResumo
No exercício da linguagem, sobretudo escrita, são indispensáveis recursos que organizem o discurso e deem a ele os sentidos pretendidos pelo emissor. Esses recursos são chamados de relações lógico-discursivas, as quais expressam ideias de oposição, modo, tempo, conclusão etc. Vale frisar que são avaliadas pelo descritor 17 (D17) do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e, no ensino, inserem-se nas práticas de análise linguística ligadas à coesão e à coerência. Assim, o presente estudo tem como propósito investigar as dificuldades na compreensão dos alunos de 9º ano quanto à consolidação da habilidade do D17 da matriz de referência de língua portuguesa do SPAECE, na E.E.F. Manuel Osterno Silva, de Marco-CE. Isso por meio da análise de simulados do SPAECE 2019, nos meses de junho, agosto, setembro e novembro, organizados por uma assessoria pedagógica. Para tanto, este estudo tem como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. Nesse sentido, apoiamo-nos teoricamente em Fávero (2003), Marcuschi (2005), Antunes (2009), Travaglia (2009) e Koch (2010; 2011; 2014), no que concerne ao ensino da coesão e coerência; nos boletins pedagógicos, Ceará (2008a; 2015; 2018) para compreendermos o formato da avaliação externa em larga escala. No final, constatamos que a não consolidação do D17 é produto de um ensino estanque, sem considerar a reflexão sobre os elementos linguísticos e sem mobilizá-los às produções de texto. Com o trabalho desenvolvido à luz da perspectiva da língua em uso, embora em pouco tempo, conseguimos aumento de 21,03% nos itens do D17.