(Multi)letramento(s) Digital (is) na Escola: Uma Breve Reflexão Sobre a Importância das Práticas Pedagógicas e sua Interatividade com as Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Autores

  • Fabyane Rabelo Dias MUST
  • Sônia Maria Ramos da Silva UCAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p155

Palavras-chave:

letramento digital, multiletramentos, alfabetização, sociedade moderna, tecnologia

Resumo

O presente trabalho faz uma breve discussão sobre conceitos importantes e atuais no processo de ensino aprendizagem na sociedade pós-moderna (alfabetização, letramento, multiletramento, letramento digital) e permite uma reflexão acerca dos desafios provenientes do surgimento e disseminação em massa das tecnologias digitais. Confronta as novas práticas de leitura, escrita e comunicação decorrentes do uso do computador e da internet. Objetiva-se valorizar as práticas pedagógicas atreladas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), evidenciando os aspectos positivos na inserção das tecnologias digitais nos ambientes de aprendizagem. Para tal, realizou-se, metodologicamente, uma revisão de literatura que evidencia a mudança na forma de pensar e, consequentemente de agir das novas gerações (Z e Alpha), e ao equiparar a estagnação da atual forma de ensinar e aprender, surge então, a necessidade emergente de reestruturação escolar, da construção de uma nova pedagogia baseada nos multiletramentos e da ressignificação do papel do professor. Sendo fundamentado por, Araújo (2007), Buzato (2006), Dilermano (2013), Dionísio (2011), Moraes (1999), Moran (2011), Rojo (2012) e Soares (2010).

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

Dias, F. R., & Silva, S. M. R. da . (2022). (Multi)letramento(s) Digital (is) na Escola: Uma Breve Reflexão Sobre a Importância das Práticas Pedagógicas e sua Interatividade com as Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino. Epitaya E-Books, 1(6), 155-162. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p155

Edição

Seção

Capítulo de Livro