A Contribuição da Participação em Atividade Extensionista em Anatomia Humana para Alunos de Graduação e da Comunidade Externa e a Importância para a Formação do Profissional da Área de Saúde - Relato de Experiência

Autores

  • Fernando Sluchensci dos Santos UNICENTRO
  • Renan Felipe Pareira Gonçalves FAM-EAD
  • Alexssandra Palczuk UTFPR
  • Erickson Jean Schwab UNINTER
  • Cristiane Tomalak UNINTER-EAD
  • Eduardo Blan de Oliveira UNI GUAIRACÁ
  • Ana Luiza Carneiro de Miranda UNI GUAIRACÁ
  • Jessica Alexandra Vaz Vedana UNICENTRO
  • Laís Sacks Burak FAMART
  • Carlos Henrique Gonçalves Luz UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p217

Palavras-chave:

anatomia, educação, metodologias ativas, monitoria

Resumo

A Anatomia é a ciência que estuda tanto microscópicamente quanto macroscópicamente a organização dos seres vivos. A monitoria vem aperfeiçoar o processo de formação profissional e promover a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. A monitoria compõe-se em um espaço de troca de saberes que constitui  um  processo  de formação e melhoria da qualidade do ensino. Os projetos de incentivo e/ou iniciação à docência, onde a monitoria está inclusa, é de extrema importância para a comunidade acadêmica. o presente trabalho teve por objetivo descrever por meio de relato de experiência, a importância da participação em atividade extensionista em anatomia humana para a contribuição na formação do profissional da área da saúde, bem como as atividades desenvolvidas. O presente estudo é do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva, sendo realizado nas dependências do Laboratório de Anatomia Humana do Centro Universitário Uniguairacá, localizado no município de Guarapuava/PR. Em um primeiro momento, foram abordadas questões de cunho teórico. Os encontros para discussões de temas e apresentação em forma de seminários seguidos de práticas ocorreram semanalmente. A técnica de modelagem óssea foi também tema de oficinas disponibilizadas à comunidade escolar. Para discentes do ensino superior, foram executados 2 (dois) encontros para capacitação durante a Semana Integrada dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário Uniguairacá. Os membros da atividade extensionista se propuseram a realizar construções de modelos didáticos para o estudo de anatomia estrutural. As técnicas de resinação e de glicerinação foram também discutidas. O projeto de extensão teve grande importância para acadêmicos de graduação, assim como para alunos da rede pública estadual de ensino. Proporcionou aos discentes o aprofundamento de estudos; possibilitou a vivência dentro do espaço acadêmico; agiu como instrumento vocacional; permitiu experiências em docência; contribuiu para a formação de profissionais com vivência pedagógica, reflexivos, críticos e mais bem capacitados. 

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

Santos, F. S. dos, Gonçalves, R. F. P., Palczuk, A., Schwab, E. J., Tomalak, C., Oliveira, E. B. de ., Miranda, A. L. C. de, Vedana, J. A. V., Burak, L. S., & Luz, C. H. G. (2022). A Contribuição da Participação em Atividade Extensionista em Anatomia Humana para Alunos de Graduação e da Comunidade Externa e a Importância para a Formação do Profissional da Área de Saúde - Relato de Experiência. Epitaya E-Books, 1(6), 217-225. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p217

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)