A Contribuição da Participação em Atividade Extensionista em Anatomia Humana para Alunos de Graduação e da Comunidade Externa e a Importância para a Formação do Profissional da Área de Saúde - Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p217Palavras-chave:
anatomia, educação, metodologias ativas, monitoriaResumo
A Anatomia é a ciência que estuda tanto microscópicamente quanto macroscópicamente a organização dos seres vivos. A monitoria vem aperfeiçoar o processo de formação profissional e promover a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. A monitoria compõe-se em um espaço de troca de saberes que constitui um processo de formação e melhoria da qualidade do ensino. Os projetos de incentivo e/ou iniciação à docência, onde a monitoria está inclusa, é de extrema importância para a comunidade acadêmica. o presente trabalho teve por objetivo descrever por meio de relato de experiência, a importância da participação em atividade extensionista em anatomia humana para a contribuição na formação do profissional da área da saúde, bem como as atividades desenvolvidas. O presente estudo é do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva, sendo realizado nas dependências do Laboratório de Anatomia Humana do Centro Universitário Uniguairacá, localizado no município de Guarapuava/PR. Em um primeiro momento, foram abordadas questões de cunho teórico. Os encontros para discussões de temas e apresentação em forma de seminários seguidos de práticas ocorreram semanalmente. A técnica de modelagem óssea foi também tema de oficinas disponibilizadas à comunidade escolar. Para discentes do ensino superior, foram executados 2 (dois) encontros para capacitação durante a Semana Integrada dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário Uniguairacá. Os membros da atividade extensionista se propuseram a realizar construções de modelos didáticos para o estudo de anatomia estrutural. As técnicas de resinação e de glicerinação foram também discutidas. O projeto de extensão teve grande importância para acadêmicos de graduação, assim como para alunos da rede pública estadual de ensino. Proporcionou aos discentes o aprofundamento de estudos; possibilitou a vivência dentro do espaço acadêmico; agiu como instrumento vocacional; permitiu experiências em docência; contribuiu para a formação de profissionais com vivência pedagógica, reflexivos, críticos e mais bem capacitados.