Participação da Equipe de Enfermagem em Atividades de Educação Permanente em Saúde em Hospital Universitário

Autores

  • Karynne Borges Cabral UFJ
  • Karielly de Castro Borges HOSPITAL DO CÂNCER DE RIO VERDE
  • Thiago dos Santos Souza HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO
  • Reila Campos Guimarães de Araújo UFJ
  • Valquíria Coelho Pina Paulino UFJ

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p9

Palavras-chave:

educação continuada, educação em saúde, educação em enfermagem, assistência hospitalar

Resumo

Objetivo: Conhecer a participação dos profissionais de enfermagem nas atividades de educação permanente em saúde oferecidas em um hospital público universitário da região Sudoeste de Goiás. Métodos: Estudo transversal e quantitativo. Os dados foram coletados com auxílio de instrumento estruturado de atividades realizadas pelo núcleo de qualidade e educação permanente em saúde da instituição referente ao período de janeiro a dezembro de 2018. Os dados foram organizados e analisados nas seguintes etapas: I digitação em banco de dados em Microsoft Excel® 2013 e II Análise estatística descritiva simples, com frequência absoluta e relativa. Resultados: Foram realizadas 13 ações de educação permanente em saúde no ano avaliado, com média de seis participações por profissional. Obteve maior número de participações, profissionais do setor intitulado, posto de enfermagem, do período diurno e na ação educativa sobre o tema parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Conclusão: Observou baixa adesão da equipe de enfermagem nas ações de educação permanente em saúde, apesar de serem oferecidas durante o turno de trabalho, com flexibilização dos horários e temas do cotidiano assistencial da instituição.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Cabral, K. B. ., Borges, K. de C. ., Souza, T. dos S., Araújo, R. C. G. de, & Paulino, V. C. P. (2022). Participação da Equipe de Enfermagem em Atividades de Educação Permanente em Saúde em Hospital Universitário. Epitaya E-Books, 1(7), 9-19. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p9

Edição

Seção

Capítulo de Livro