Experiência Com Uso do Poema - O Reinventar na EJA Através da Arte/Educação

Autores

  • Júlia Pinto Cardoso UFG
  • Keila Rodrigues dos Santos Sobrinho UFG

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p76

Palavras-chave:

arte/educação, ciberpoema, educação

Resumo

O presente projeto de intervenção tem por finalidade através da ação pedagógica realizada com alunos e alunas do Curso Integrado ao Ensino Médio Técnico em Alimentos - Modalidade EJA, incentivar as práticas de leitura e escrita e relacioná-las através da compreensão, da realidade, do

raciocínio lógico e construção do gênero textual poema e suas características de forma criativa e dinâmica contribuindo com o seu entendimento. Considera-se importante trabalhar com as ações de intervenção principalmente com o público da EJA, por se tratar de uma modalidade que necessita de estratégias diferenciadas utilizando de novas formas para abordar o assunto, afim de minimizar as dificuldades e despertar o interesse desse alunado. Por compreender que a Arte/Educação enriquece o trabalho educativo, os jovens e adultos terão a oportunidade de estimular a criatividade, aguçar a interpretação e treinar sua autonomia tornando construtores do seu próprio saber. Nessa perspectiva será desenvolvida essa ação com a EJA por serem indivíduos detentores de um saber sensível, possuem experiências valiosas que podem ser exploradas nesse caso com o gênero textual poema reconstruindo e recriando. Logo, almeja contribuir com a escrita, fazendo uso do poema, utilizando-se da temática Alimentação Saudável como foco. A hipótese que será apresentada aqui é que as dificuldades na leitura e escrita podem ser minimizadas tendo como estímulo a criação e/ou reinvenção de um Ciberpoema que proporciona ganhos positivos no ensino aprendizagem da EJA. Serão elucidados os resultados obtidos através da explicação da temática, desenvolvimento, aplicação da metodologia como sala invertida, utilização de formulários, coleta de dados, construção do Ciberpoema afim de representar as ideias através de linguagens, expressões e observações, dotadas de significados. Enfim, os resultados da ação interventiva demonstram que práticas inovadoras contribui para o entendimento, superando as expectativas.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Cardoso, J. P., & Sobrinho, K. R. dos S. (2022). Experiência Com Uso do Poema - O Reinventar na EJA Através da Arte/Educação. Epitaya E-Books, 1(7), 76-85. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p76

Edição

Seção

Capítulo de Livro