O Esporte Como Ferramenta da Cidadania - Ensino Fundamental II

Autores

  • Vinícius Felipe Cardoso UFG

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p59

Palavras-chave:

coletividade, cidadania, esportes

Resumo

A competividade e o coletivismo, são fatores importantíssimos para o desenvolvimento social e cognitivo do ser humano, nos dias de hoje. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver estudo no sentido de avaliar a possível inter-relação entre a vida cidadã e a cidadania dentro do âmbito escolar, por meio das aulas esportivas de Educação Física. Tomou como lócus de estudo várias escolas estaduais de ensino regular do Ciclo II. Em relação aos procedimentos metodológicos, a entrevista, em caráter aberto, apenas com direcionamentos questionadores, onde um questionário foi desenvolvido de forma quantitativa e qualitativa, pois ele envolve análises numéricas no sentido de existir ou não planejamentos relacionados à cidadania. A análise é efetuada, a fim de transformar as informações em conhecimentos, por meio de técnicas interpretativas para as entrevistas e de ferramentas para os questionários. Os resultados são a geração de conhecimentos aplicáveis à melhoria do cotidiano, dos métodos da investigação do mundo contemporâneo e seus conceitos, onde é possível implantar o diálogo com os temas que surgem na sociedade e a vida cidadã dentro das aulas de Educação Física. Pode-se concluir que o esporte, trabalhado pedagogicamente e didaticamente dentro do âmbito escolar, com a gestão e democracia na escola, geram ganho na formação da cidadania dos estudantes, além de propiciar a reflexão na sociedade como um ser dotado de deveres e direitos.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Cardoso, V. F. (2022). O Esporte Como Ferramenta da Cidadania - Ensino Fundamental II. Epitaya E-Books, 1(9), 59-75. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p59

Edição

Seção

Capítulo de Livro