Leitura, Escrita e Livro Didático Como Possibilidades Matemáticas Para a Alfabetização Científica no Ensino Médio

Autores

  • Wanderson Carvalho da Rocha UEMA
  • Jackson Ronie Sá-Silva UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p153

Palavras-chave:

leitura, escrita, alfabetização científica, livro didático de matemática

Resumo

Esse trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a leitura e a escrita como práticas de ensino nas aulas de Matemática para a Alfabetização Científica, e foi embasado por reflexões teóricas sobre os atos de ler e escrever. A metodologia é adotada a partir de uma revisão de literatura sobre alguns estudos que tratam sobre leitura e escrita, Alfabetização Científica e livro didático de Matemática do Ensino Médio. Os principais autores que corroboram com esse estudo são Soares (1998), D’Ambrósio (2009), Fiorentini e Lorenzato (2012), Chassot (2005), Freire (2011), entre outros. Os resultados encaminham à ideia de que a leitura e a escrita são possibilidades significativas para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A Alfabetização Científica pode ser entendida como um caminho para a aprendizagem significativa, e pode ser inserida por meio da leitura e da escrita nas aulas. Assim, esse estudo possui contribuições sobre a temática, e visa colaborar com novas visões e perspectivas para a compreensão da leitura e da escrita no ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Rocha, W. C. da ., & Sá-Silva, J. R. . (2022). Leitura, Escrita e Livro Didático Como Possibilidades Matemáticas Para a Alfabetização Científica no Ensino Médio. Epitaya E-Books, 1(7), 153-168. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022465p153

Edição

Seção

Capítulo de Livro