Reflexões Sobre Currículos de Nível Superior em Roraima: O Professor e o Aluno Surdo em Sala

Autores

  • Antonio Lisboa Santos Silva Júnior UFRR

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p188

Palavras-chave:

alunos surdos, currículo, ensino de língua inglesa

Resumo

[...] o ator social faz sua própria definição de situação. Isto é, não só age como atribui significados portadores de relevância à sua ação, de acordo com sua história de vida, seu estoque de conhecimentos dados pela experiência da interação com os que o cercam. [...] (MINAYO, 1995, p. 97)

 

Este trabalho surgiu depois de uma pesquisa feita por mim do meu trabalho de conclusão de curso de graduação e com algumas observações realizadas no processo de formação do curso de Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (SILVA JUNIOR, 2019). A priori, foi realizada uma análise sobre metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos de alguns professores, as experiências foram relatadas baseadas em seus trabalhos. As pesquisas delas foram realizadas em três regiões do Brasil (Goiás, Ceará e Porto Alegre). Analisando seus trabalhos, foi percebido uma crítica sobre a falta de disciplinas que prepare o acadêmico de nível superior em lidar com alunos que possuam algum tipo de deficiência, em especial, uma formação voltada a educação de surdos. Logo, este trabalho visa elaborar uma proposta de reflexão para os currículos dos cursos, em especial, de licenciaturas das Universidades/Faculdades regionais de Roraima.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Júnior, A. L. S. S. (2022). Reflexões Sobre Currículos de Nível Superior em Roraima: O Professor e o Aluno Surdo em Sala. Epitaya E-Books, 1(9), 188-194. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p188

Edição

Seção

Capítulo de Livro