A Comunicação Não Violenta Nas Empresas Como Ferramenta Potencializadora de Colaboração e Inovação

Autores

  • Ana Lourdes da Silveira Barros CESVALE
  • Lilian Rhôze Ribeiro da Cruz CESVALE
  • Tiago Humberto Alves de Vasconcelos CESVALE

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022502p9

Palavras-chave:

comunicação não violenta, linguagem, mediação

Resumo

Na atual conjuntura das organizações, prevalece a cultura estigmatizada da racionalidade no processo comunicativo, que perpassa desde a primeira revolução industrial à era industrial atual, gerando uma cultura de associação do homem à máquina, sem necessidades ou desejos. Nesse processo, a comunicação era estabelecida sem os devidos porquês, de forma hierárquica, sem empatia ou abertura ao diálogo, relacionada também à ideia que o homem era um apêndice do equipamento de produção. Apesar de terem ocorrido várias transformações na administração da comunicação, a ausência da sua essência ainda continua gerando a incapacidade de se comunicar bem, aspecto fortemente relacionado com produtividade e resultados organizacionais. Assim, atualmente tem-se apresentado um novo viés no modelo de comunicação, que preconiza a atenção de coração entre necessidades e desejos organizacionais e individuais. Esse modelo vem como um propulsor de estratégia nas organizações, visando a aplicabilidade de uma Comunicação Não Violenta - CNV - com o intuito de harmonizar o ambiente corporativo, facilitando o diálogo e a receptividade de ideias e, proporcionando um ambiente criativo, colaborativo e propenso a inovações. Essa comunicação se manifesta ainda como uma ferramenta desenvolvida com o intuito de melhorar as relações interpessoais, e torna-se uma estratégia para o desenvolvimento da habilidade de linguagem e de comunicação. Dessa forma, a CNV tem como finalidade o auxílio na mediação de conflitos bem como a satisfação de necessidades do grupo de forma justa, expectativas, necessidades e vulnerabilidades diversas expostas em processos colaborativos e de inovação. Visto isso, o objetivo deste artigo é apresentar como esse novo modelo de se comunicar contribui napotencialização da colaboração e da inovação no ambiente corporativo,pontuando a importância e o diferencial competitivo que a Comunicação NãoViolenta (CNV) traz para as organizações. Para a elaboração deste estudo,fez-se uma revisão narrativa da literatura existente sobre o assunto.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Barros, A. L. da S. ., Cruz, L. R. R. da ., & Vasconcelos, T. H. A. de . (2022). A Comunicação Não Violenta Nas Empresas Como Ferramenta Potencializadora de Colaboração e Inovação. Epitaya E-Books, 1(16), 09-21. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022502p9

Edição

Seção

Capítulo de Livro