Relato de Experiência da Pesquisa-Ação Realizada Com Alunos da Turma do 3º Ano do Ensino Médio de Uma Escola da Rede Estadual de Ensino do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p39Palavras-chave:
avaliação, proficiência leitora, descritor, intervençãoResumo
O presente artigo trata-se do relato de experiência de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Piauí sobre a proficiência leitora desses alunos observando resultados de avaliações externas e de avaliação diagnóstica aplicada pela pesquisadora com o objetivo de identificar o descritor da Matriz de Referência de Língua Portuguesa para o Ensino Médio em que os alunos demonstravam maior dificuldade de compreensão com o objetivo de planejar e aplicar uma sequência didática como modo de intervenção que pudesse amenizar as lacunas de aprendizagem apresentada pelos discentes. Refletimos por meio dessa pesquisa sobre o papel das avaliações externas e os seus efeitos na escola, onde a avaliação deve ser suporte de contribuição para nortear o trabalho docente e superar o caráter muitas vezes classificatório e excludente. Nossas reflexões aqui não são ponto de chegada, mas ponto de partida para outras temáticas que visam a importância da avaliação como meio de contribuir para qualquer disciplina em sala de aula, porque elas nos fornecem dados preciosos, onde partindo deles podemos transformar nossa realidade escolar.