Os Jogos Como Condutor Facilitador do Ensino Aprendizado de Estatística e Probabilidade Nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p134Palavras-chave:
jogos matemáticos, estratégico, ensino aprendizagemResumo
Brincar, brincar, ensinar, aprender probabilidade é o ponto central desta pesquisa, considerando que as crianças são capazes de aprender conceitos matemáticos quando brincam em grupo ou mesmo individualmente. Este estudo levanta a possibilidade de ensinar probabilidade por meio de jogos de números no ensino fundamental. Decidimos, como objetivo geral, construir jogos educativos de números, tendo em conta os objetos de conhecimento e competências presentes no ensino da matemática no início do ensino básico, apresentados na unidade temática de Probabilidades e Estatística. O jogo educacional de números aqui apresentado traz à tona a questão da caracterização entre fenômenos aleatórios e determinísticos, a diferença entre eventos prováveis, impossíveis, prováveis e impossíveis, diferentes métodos de cálculo de espaços amostrais simples, comparações probabilísticas. Os jogos digitais educacionais que construímos caminham nessa direção. A partir de nossa pesquisa, sabemos que os jogos digitais educacionais podem melhorar o aprendizado dos alunos ao mesmo tempo em que proporcionam entretenimento e diversão. Nosso ensino de inferência de probabilidade ajudará as crianças ao longo de suas vidas a saber formular conjecturas, formular hipóteses e estabelecer relações sobre fenômenos aleatórios. Sabemos que aliar o ensino de probabilidade com jogos digitais educacionais pode proporcionar aos alunos e professores uma formação diferenciada e criar um espaço de aprendizagem diversificado.