Versos, Sons e Ritmos: Concepções Sobre a Relevância da Poesia no Contexto Social e Escolar Sob a Perspectiva de Professores e Alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022632p103Palavras-chave:
poesia, contexto social, contexto escolar, letramento literárioResumo
O presente estudo objetivou descrever a percepção de professores e alunos do ensino médio quanto a relevância da poesia no contexto social e escolar. A pesquisa de cunho qualitativo e com características de pesquisa-ação, delineou como amostra um total de 10 professores e 25 alunos do ensino médio. Os principais teóricos que subsidiaram esse estudo foram: Paz (1982), Eliot (1991), Coelho (2000), Candido (2004), Silva (2009), Sorrenti (2009), Enes Filho (2019), Cosson (2019). Constatou-se através dos questionários aplicados, que os investigados possuíam concepções diferentes acerca da poesia. Os professores em suas respostas atribuíram grande relevância e importância a arte poética na esfera social e escolar, enquanto os alunos de forma dessemelhante não conseguiram denotar-lhe valor e significância. Diante desse cenário desalentador, desenvolveu-se um plano de intervenção visando fazer com que os educandos vinhessem a experenciar o poético por meio da fruição, a proposta executada foi fundamental para que os mesmos mudassem o posicionamento expresso no diagnóstico inicial. O projeto poético conseguiu sensibilizá-los e fazê-los descobrir a relevância da arte poética no contexto educacional e social.