Estágio Curricular Obrigatório e Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022632p68Palavras-chave:
estágio curricular obrigatório, formação de professores, licenciaturaResumo
O trabalho em questão é parte da minha dissertação de mestrado e tem como objeto de pesquisa o estágio obrigatório na formação inicial de professores, tendo como foco a inclusão escolar, o qual foi escolhido a partir da vontade de aprofundar as pesquisas neste assunto. Dessa forma, definiu-se a pergunta norteadora, que é: como a presença de alunos público-alvo da educação especial em salas de aula comum do ensino regular e dos professores de educação especial que os apoiam, tem sido contemplada/percebida nas atividades de estágio de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão por alunos/estagiários do estágio curricular obrigatório? E, para chegar à resposta, delimitou o seguinte objetivo geral: descrever e analisar de que forma a presença de alunos público-alvo da educação especial e dos profissionais que oferecem serviços especializados (professores de AEE e professor de apoio) tem impactado nas reflexões, pesquisa e formação dos futuros professores durante as atividades de estágio, segundo as narrativas de alunos/estagiários do estágio curricular obrigatório dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão. O trabalho é elaborado tendo por base dois momentos metodológicos, sendo uma análise descritiva do referencial bibliográfico que dá o embasamento teórico ao estudo, e, no segundo momento é realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários semi-estruturados e análise quali-quantitativa dos resultados. Os resultados demonstram que o estágio se constitui enquanto um momento essencial na formação de professores, portanto, observou-se que nem todos os alunos têm tido a oportunidade dessa prática.