Estágio Curricular Obrigatório e Inclusão Escolar

Autores

  • Simone Alves dos Reis Santana Universidade Federal de Catalão – UFCAT
  • Maria Marta Lopes Flores Universidade Federal de Catalão – UFCAT
  • Wanessa Ferreira Borges Universidade Federal de Catalão – UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022632p68

Palavras-chave:

estágio curricular obrigatório, formação de professores, licenciatura

Resumo

O trabalho em questão é parte da minha dissertação de mestrado e tem como objeto de pesquisa o estágio obrigatório na formação inicial de professores, tendo como foco a inclusão escolar, o qual foi escolhido a partir da vontade de aprofundar as pesquisas neste assunto. Dessa forma, definiu-se a pergunta norteadora, que é: como a presença de alunos público-alvo da educação especial em salas de aula comum do ensino regular e dos professores de educação especial que os apoiam, tem sido contemplada/percebida nas atividades de estágio de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão por alunos/estagiários do estágio curricular obrigatório? E, para chegar à resposta, delimitou o seguinte objetivo geral: descrever e analisar de que forma a presença de alunos público-alvo da educação especial e dos profissionais que oferecem serviços especializados (professores de AEE e professor de apoio) tem impactado nas reflexões, pesquisa e formação dos futuros professores durante as atividades de estágio, segundo as narrativas de alunos/estagiários do estágio curricular obrigatório dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão. O trabalho é elaborado tendo por base dois momentos metodológicos, sendo uma análise descritiva do referencial bibliográfico que dá o embasamento teórico ao estudo, e, no segundo momento é realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários semi-estruturados e análise quali-quantitativa dos resultados. Os resultados demonstram que o estágio se constitui enquanto um momento essencial na formação de professores, portanto, observou-se que nem todos os alunos têm tido a oportunidade dessa prática.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Santana, S. A. dos R., Flores, M. M. L. ., & Borges, W. F. . (2022). Estágio Curricular Obrigatório e Inclusão Escolar. Epitaya E-Books, 1(23), 68-82. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022632p68

Edição

Seção

Capítulo de Livro