Práticas Pedagógicas Realizadas Por Enfermeiros Preceptores
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022663p92Palavras-chave:
preceptoria, educação em saúde, educação continuada, pesquisa em educação em enfermagem, ensinoResumo
Introdução: A preceptoria é um meio acadêmico de promoção de ações educativas e realísticas de caráter formativo em uma instituição formadora de ensino em saúde é uma ação é conjunto com uma equipe multiprofissional atuante na prática do serviço elencado. Possui vínculo empregatício com instituição, porém, não especificamente, na função de preceptor, atuando concomitantemente, como supervisor e orientador em campos de práticas de estágios na construção de saberes. Objetivo: Identificar as atividades pedagógicas desempenhadas por enfermeiros preceptores. Método: Buscou-se realizar uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, Na primeira etapa, delinearam-se a questão norteadora e o objetivo. Na segunda etapa, estabeleceu-se como critério de inclusão os estudos que abordassem o enfermeiro assistencial na função de preceptor, idiomas português e inglês, publicados no período de 2012 a 2022. Na terceira etapa, elaborou-se instrumento para caracterização dos artigos. Resultados: Dos 18 artigos elegíveis, após a leitura dos resumos, selecionaram-se 11 publicações para leitura na íntegra, os quais foram incluídos neste estudo. No ano de 2021 foram publicados quatro artigos. Em 2019, obtiveram-se três publicações, seguidas de duas publicações no ano de 2017. Já nos aos 2014, 2016 e 2018, encontrou-se uma publicação por ano. Nos anos de 2020 e 2015, não se identificaram publicações. Conclusão: A pesquisa mostrou o papel do enfermeiro preceptor dotar de conhecimentos técnicos, habilidades metodológicas e teóricas para estimular o desenvolvimento profissional dos residentes, tornando-os capazes de desenvolver capacidades, pensamentos críticos e saberem atuar de forma humanizada, coerente e eficaz.