O Uso de Memes de Internet Como Recurso Pedagógico Nas Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Autores

  • Alexandre Neiva de Araújo UEFS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022656p93

Palavras-chave:

memes, gêneros textuais, recursos pedagógicos, letramento

Resumo

Este trabalho se deu por conta do potencial e popularidade das redes sociais interativas, bem como a rapidez da propagação dos conteúdos, que atinge especialmente estudantes do ensino básico. Adicionalmente, um dos desafios da educação contemporânea é promover práticas que oportunizem a participação crítica do educando em atividades próprias da cultura digital. Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem necessita pensar em formas mais inovadoras, atraentes e eficientes de potencializar a educação, portanto, o uso dos memes de internet como um recurso pedagógico tem se mostrado uma excelente opção.  O meme de internet pode ser caracterizado como um gênero textual, que se utiliza muitas vezes do humor para informar e/ou criticar algo, alguém, um grupo ou uma situação, podendo ser materializado em forma de vídeos curtos, imagens, frases, gifs, etc. O objetivo deste artigo é analisar a importância do uso dos memes no processo de educação, como prática pedagógica, parte das tecnologias educacionais no processo de aprendizado dos estudantes. Observando essa versatilidade, surge um questionamento. Poderiam os memes serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem? Essa problematização se justifica pelo elevado grau de propagação e pela vasta gama de possibilidades que os memes oferecem. Neste trabalho, o meme de internet com temática Covid-19 é o fio condutor das discussões pedagógicas e das novas estratégias de aprender por meio das redes sociais, ao usar os conhecimentos adquiridos durante as aulas. A pesquisa segue à luz de Bakhtin (2011), Santaella (2014), Freire (2003; 2013), Dawkins (2007), Soares (2016), Recuero (2009), Almeida (2018; 2020), dentre outros autores. Este trabalho percorrerá a discussão da educação num contexto em que a cultura digital é massiva e o meme se apresenta como um eficaz recurso pedagógico, capaz de propiciar emancipação no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia deste trabalho pode ser classificada como: de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema de pesquisa, de cunho exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Pode-se afirmar que os memes são propulsores para o aprendizado, pois, é inovador e envolve os sujeitos em seu processo de aprendizagem, devido ao tempo que a maioria destes despendem nas redes sociais. Além disso, os memes já fazem parte da nossa cultura, já são um meio de expressão, um gênero textual que circunda não só as redes sociais, mas também o ambiente acadêmico.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Araújo, A. N. de . (2022). O Uso de Memes de Internet Como Recurso Pedagógico Nas Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Epitaya E-Books, 1(26), 93-113. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022656p93

Edição

Seção

Capítulo de Livro