A Importância da Fonética e Fonologia Para o Ensino de Língua Portuguesa: Da BNCC Para a Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022656p130Palavras-chave:
livro didático, fonética, fonologia, língua portuguesa, BNCCResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, identificando o tratamento dado aos conteúdo das áreas de Fonética e Fonologia utilizando como aporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BNCC) para as séries finais do Ensino Fundamental. Com as implementações sugeridas pela BNCC, o texto (oral, escrito, multimodal/multissemiótico) torna-se o centro das atividades de linguagem e nessa perspectiva, espera-se encontrar por meio da pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem dedutiva a presença (o lugar de importância) das questões de Fonética e Fonologia no material didático disponibilizado aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após análise da coleção de livro didático Conexão e Uso, aprovada pelo PNLD (2020-2023) evidenciou-se uma proposta de trabalho integrado, centrada em temas tidos com relevantes e atuais, conforme à faixa etária, com uma abordagem desenvolvida em progressiva complexidade em termos de linguagem, estruturação, campo semântico e recursos expressivos. Porém, diante de uma proposta dita como sociointeracionista e discursiva, percebeu-se uma abordagem genérica das questões da área de fonética e fonologia, cuja ocorrência enquanto objeto do conhecimento aparecem ora como variação linguística ora como conteúdos fono-ortográficos associados a todos os campos de atuação das séries finais do ensino fundamental.