As Contribuições do Voleibol na Personalidade de Seus Praticantes: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022656p162Palavras-chave:
personalidade, voleibol escolar, alunosResumo
A personalidade possui diversas variáveis tornando-a única e exclusiva de cada indivíduo. Contudo os sujeitos podem desenvolver suas características através de estímulos externos. O tema da pesquisa foi o fenômeno personalidade de alunos nas aulas de voleibol na Educação Física, sendo esta escolha justificada pelo fato de que os praticantes devem buscar aprimorar suas habilidades cognitivas de cunho social e interpessoal. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar as características de personalidade dos alunos a partir da prática do voleibol escolar, e os objetivos específicos: identificar as características de personalidade mais evidentes em alunos de uma escola pública no município de Balneário Camboriú/SC praticantes na modalidade voleibol; e correlacionar com as características de personalidade em alunos que não praticam a modalidade voleibol. Segundo Mattos, Rosseto Júnior e Blecher (2008) foi classificada como estudo de caso e de campo, com dados obtidos através de comparativos dos resultados da aplicação da Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) em alunos/atletas de voleibol escolar e alunos não atletas. Evidenciou-se que os praticantes de voleibol e alunos não praticantes diferenciam-se nos cinco dos grandes fatores da BFP. Pode-se observar, a partir dos resultados encontrados, que nos fatores Neuroticismo, Socialização e Realização destacam-se de forma positiva os praticantes, já no fator de socialização se destacam os não praticantes e no fator extroversão os praticantes não se distanciaram dos valores dos não praticantes, dando a entender que os praticantes são menos extrovertidos que os praticantes de voleibol.