Processo Diagnóstico do Autismo e Impacto na Dinâmica Familiar: Uma Revisão Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p73Palavras-chave:
diagnóstico, dinâmica familiar, espectro, TEA, psicológicoResumo
O presente artigo aborda como objeto de estudo o processo diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) e o impacto na dinâmica familiar. Trata-se de uma revisão bibliográfica que aborda a construção histórica da definição do TEA, desde seus primórdios literários produzidos por Bleuer, à visão atual presente no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5 e no Código Internacional de Doenças – CID11. Observa-se que a quantidade de diagnósticos tem aumentado gradativamente desde as primeiras pesquisas realizadas para este fim, devido ao aperfeiçoamento das ferramentas diagnósticas e popularização do tema na sociedade, fazendo com que outros grupos sociais passem a observar padrões comportamentais atípicos e alertem as famílias. Diante a este crescimento de crianças pertencentes ao espectro, faz-se necessário que as famílias tenham o suporte psicológico, a fim de poderem suprir as especificidades do trato a crianças atípicas, promovendo uma vivência igualitária entre pertencentes ou não do espectro.