ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DO ASFALTO-BORRACHA PRÉ-MISTURADO A FRIO NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Autores

  • Cleber Galvão Novo Junior Universidade Estácio de Sá (UNESA/Petrópolis)
  • Sidnei Luiz Silva Lima de Azevedo Universidade Estácio de Sá (UNESA/Petrópolis)
  • Bruno Freitas de Azevedo Universidade Estácio de Sá (UNESA/Petrópolis)
  • Marcos Aurélio Pinto Marzano Júnior Universidade Estácio de Sá (UNESA/Petrópolis)

Palavras-chave:

Asfalto-borracha; sustentabilidade; pneus; tecnologia.

Resumo

O asfalto pode ser feito por usinagem a quente ou pelo processo pré-misturado a frio, que utiliza agregado graúdo, agregado miúdo e emulsão asfáltica, esta pesquisa visa abordar a incorporação da borracha de pneu inservível nas misturas asfálticas. Além de apresentar um avanço tecnológico na melhoria dos pavimentos traz um rótulo de construção sustentável, reduzindo esse passivo ambiental, já que se utiliza de restos de pneus que em muitos casos seriam descartados de forma inadequada na natureza. O presente estudo tem a finalidade de analisar o desempenho do asfalto-borracha, seus benefícios e fazer um comparativo com os pavimentos comuns, sem adição da borracha. Para isso, atendendo o que preconiza as normas brasileiras a respeito do assunto, os ensaios realizados baseiam-se na adição de borracha pré-misturada a frio (PMF), adicionando por volta de 5% de borracha na amostra em relação à sua massa total. Características e comportamentos puderam ser observados com os resultados dos ensaios, como percentual de vazios, densidade aparente e estabilidade Marshall. Dessa forma, juntando todo referencial teórico, o que já foi conseguido em trabalhos anteriores, os resultados obtidos no presente trabalho e o que ainda é possível descobrir sobre o tema, conclui-se que os benefícios da adição de borracha nas pavimentações asfálticas são consideráveis se realizado nas melhores condições. No presente estudo observou-se que a porcentagem de vazios dos corpos de prova com adição de borracha foi menor do que os traços de referência, a densidade aparente foi menor e os valores de estabilidade Marshall não foram os desejados, algumas vertentes podem ter influenciado nos resultados de estabilidade, como a adaptação da base para rompimento do corpo de prova, já que a altura da prensa era grande e devido ao tamanho das amostras não seria possível fazer o rompimento.

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

Galvão Novo Junior, C., Sidnei Luiz Silva Lima de Azevedo, Bruno Freitas de Azevedo, & Marcos Aurélio Pinto Marzano Júnior. (2021). ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DO ASFALTO-BORRACHA PRÉ-MISTURADO A FRIO NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO. Epitaya E-Books, 1(1), 29-50. Recuperado de https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/74

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