Literatura Marginal - Periférica: Incentivando a Leitura no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p22Palavras-chave:
literatura marginal-periférica, leitura, ensino médioResumo
Sabe-se que a leitura é um dos principais elementos que compõe a formação de um indivíduo sem ela não haveria a interpretação e a decodificação de um texto. Diante disso, o objetivo da pesquisa é incentivar a leitura para os alunos de Ensino Médio por meio da literatura marginal-periférica. Os materiais utilizados foram duas crônicas da obra Literatura, pão e poesia (2011) e um poema da obra Colecionador de pedras (2007) do poeta Sérgio Vaz. Para a obtenção dos dados foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo na qual houve a aplicação de um questionário contendo 13 questões objetivas e 1 discursiva, em duas escolas da rede pública da cidade de Belo Horizonte Minas Gerais. Por meio dos dados obtidos, concluímos que é possível utilizar a literatura marginal-periférica para incentivar a leitura e a construção de uma visão crítica nos alunos. Como suporte, nos apoiamos no crítico literário Antônio Cândido, nos filósofos Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. O teor de seus estudos contribuiu e contribui para alcançar melhorias no desenvolvimento das capacidades críticas, linguísticas e cognitivas do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem. Por fim, buscamos por meio do letramento literário de Rildo Cosson, do letramento social de Brian Street, juntamente com a teoria vygotskiana sociointeracionista, identificar métodos e abordagens que promovam uma nova maneira de avaliar os alunos, de modo que ela incentive a leitura. Então porque não utilizar a literatura marginal-periférica que abarca temas sociais e políticos da atualidade, uma literatura contemporânea de representatividade que mobiliza movimentos culturais como a Cooperifa e 1dasul cujo objetivo é incentivar a leitura, a escrita e a arte?