O Papel da Gestão Escolar Para Avaliação do Desempenho Dos Alunos na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p52Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, gestão escolarResumo
Este trabalho objetiva refletir sobre o papel da gestão escolar frente as avaliações de desempenho as quais nossos alunos são submetidos, fazendo um resgate da concepção de avaliação, chegando as avaliações em larga escala e suas abordagens, considerando os conceitos de uma gestão escolar democrática que visa o papel e a atuação da gestão escolar que contribuam para ações inerentes ao processo avaliativo no que diz respeito ao ensino e aprendizagem como forma de reflexão sobre ação. A gestão escolar deve visar a partir das avalições de desempenho a melhoria do sistema educacional para além dos índices escolares quantitativos, buscando a formação do estudante e o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Fundamentaram este debate as contribuições de Luckesi (2011), Hoffmam (2001), Antunes (2003), Libânio (2003), Both (2007), entre outros.