O Papel da Gestão Escolar Para Avaliação do Desempenho Dos Alunos na Educação Básica

Autores

  • Amanda Princy Batista Silva IFPI
  • Adriana Lima Brito Faculdade Padre Dourado
  • Aline dos Santos Barros Azevedo Rocha FATEH
  • Daiana Correia da Silva Faculdade Única
  • Edja Rafaela de Moura Freitas UPE
  • Mikaelly Ferreira Sousa UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p52

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, gestão escolar

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre o papel da gestão escolar frente as avaliações de desempenho as quais nossos alunos são submetidos, fazendo um resgate da concepção de avaliação, chegando as avaliações em larga escala e suas abordagens, considerando os conceitos de uma gestão escolar democrática que visa o papel e a atuação da gestão escolar que contribuam para ações inerentes ao processo avaliativo no que diz respeito ao ensino e aprendizagem como forma de reflexão sobre ação. A gestão escolar deve visar a partir das avalições de desempenho a melhoria do sistema educacional para além dos índices escolares quantitativos, buscando a formação do estudante e o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Fundamentaram este debate as contribuições de Luckesi (2011), Hoffmam (2001), Antunes (2003), Libânio (2003), Both (2007), entre outros.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Silva, A. P. B., Brito, A. L., Rocha, A. dos S. B. A., Silva, D. C. da, Freitas, E. R. de M., & Sousa, M. F. (2023). O Papel da Gestão Escolar Para Avaliação do Desempenho Dos Alunos na Educação Básica. Epitaya E-Books, 1(37), 52-63. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p52

Edição

Seção

Capítulo de Livro