Viva melhor, estimulando a mente: caderno de atividades
Palavras-chave:
viva melhor, estimulando a mente, idosos, atividade, saúdeResumo
Eu sou Rose Cristina da Silva Sobral, Pedagoga (ABEU), Especialização em Docência do Ensino Superior (UNISUAM), Geriatria e Gerontologia (UERJ), Psicomotricista (AVM), Formação em Brinquedista pela ABBRI e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.
Minha trajetória profissional com foco na 3ª idade, teve início no ano de 2007 na UNISUAM, quando criamos o projeto de Extensão “ GERAÇÕES", contando com algumas atividades, no ano de 2008 foram implantadas outras atividades, objetivando a criação de um espaço divertido, reflexivo e crítico favorecendo a difusão cultural e ampliando as possibilidades de melhora da qualidade de vida do público da terceira idade. Deste modo, a UNISUAM, acreditando que devia participar mais ativamente da melhoria da qualidade de vida da população idosa, lançou então a Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI), em 2009.
Nesta fase do trabalho percebemos que a maioria dos alunos apresentava como característica marcante uma queixa em relação a memória, fazia-se necessário a criação e desenvolvimento de atividades que contribuíssem para a estimulação cognitiva e motora.
Em 2010 comecei a participar de vários cursos de estimulação cognitiva e motora com jogos para terceira idade, as ideias foram aparecendo e amadurecendo e logo criamos um outro Projeto de Extensão, “Jogos e Brincadeiras na Terceira Idade, estimulação cognitiva e motora”.
A atualização e fundamentação do meu trabalho me levaram a participar de cursos, congressos, eventos, palestras, sempre com o tema recorrente, “Envelhecimento”.