Construindo Pontes Virtuais: O Uso Das TIC na Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia

Autores

  • Ana Maria Alves Linhares UNEATLANTICO
  • Joana D’arc Magalhães de Holanda FMB
  • Juliana Portalete Silva Gestão de Centros Educacionais
  • Kellen Fabiane Ferreira Faculdade UNINA
  • Sara Oliveira e Silva UNIB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p64

Palavras-chave:

educação inclusiva, tecnologias, ensino-aprendizagem, pandemia

Resumo

Este artigo investigou quais os desafios enfrentados pelo docente na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), na educação inclusiva na rede municipal de ensino da cidade de Delmiro Gouveia em Alagoas, como forma de suporte e continuidade do aprendizado dos alunos mesmo em meio à pandemia da COVID-19, que inevitavelmente trouxe para todo o âmbito escolar um atraso tanto do calendário acadêmico, como na aprendizagem do aluno. Assim, a metodologia utilizada foi elabora por meio de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Nosso objeto de estudo foram as duas turmas de AEE da Escola Municipal Maria Dulce Cavalcante. Com a pesquisa, foi possível identificar que os maiores desafios estão na acessibilidade aos meios de comunicação (internet) e também com a falta de parceria das famílias junto às aulas remotas, o que dificulta o ensino-aprendizagem do discente.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Linhares , A. M. A. ., Holanda, J. D. M. de ., Silva, J. P., Ferreira, K. F. ., & Silva , S. O. e . (2023). Construindo Pontes Virtuais: O Uso Das TIC na Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia. Epitaya E-Books, 1(37), 64-76. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p64

Edição

Seção

Capítulo de Livro