Construindo Pontes Virtuais: O Uso Das TIC na Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023779p64Palavras-chave:
educação inclusiva, tecnologias, ensino-aprendizagem, pandemiaResumo
Este artigo investigou quais os desafios enfrentados pelo docente na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), na educação inclusiva na rede municipal de ensino da cidade de Delmiro Gouveia em Alagoas, como forma de suporte e continuidade do aprendizado dos alunos mesmo em meio à pandemia da COVID-19, que inevitavelmente trouxe para todo o âmbito escolar um atraso tanto do calendário acadêmico, como na aprendizagem do aluno. Assim, a metodologia utilizada foi elabora por meio de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Nosso objeto de estudo foram as duas turmas de AEE da Escola Municipal Maria Dulce Cavalcante. Com a pesquisa, foi possível identificar que os maiores desafios estão na acessibilidade aos meios de comunicação (internet) e também com a falta de parceria das famílias junto às aulas remotas, o que dificulta o ensino-aprendizagem do discente.