A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL E MONITORAMENTO DA TRANSPARÊNCIA FISCAL

Autores

  • Célia Regina Pereira da Silva Fucape Business School, Brasil
  • Neyla Tardin Fucape Business School, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023786p44

Palavras-chave:

Transparência Fiscal, Educação, Controle social

Resumo

A Transparência Fiscal é uma ferramenta para acompanhar e monitorar o desempenho da gestão pública. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar se os níveis de educação da população, como instrumento de controle e participação social, influenciaram os indicadores de Transparência Fiscal dos Estados brasileiros. Os efeitos do estudo evidenciaram que os níveis educacionais dos Estados brasileiros apresentaram associação positiva com a transparência fiscal, sugerindo que a população mais educada demanda por mais informações, o que força os governos a divulgarem mais e melhores informações, indicando que onde há altos níveis educacionais é de se esperar uma transparência fiscal maior e mais forte. O nível educacional da população, com enfoque no grau de instrução, mostrou-se significativo para explicar os níveis de Transparência Fiscal dos estados brasileiros por sugerir que a sociedade mais crítica e consciente dos seus direitos tende a gerar pressões nos governos para cumprir com suas obrigações.

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Publicado

2023-05-28

Como Citar

Silva, C. R. P. da ., & Tardin, N. . (2023). A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL E MONITORAMENTO DA TRANSPARÊNCIA FISCAL. Epitaya E-Books, 1(38), 44-66. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023786p44

Edição

Seção

Capítulo de Livro