O USO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS EDUCACIONAIS NA MUSICOTERAPIA PARA TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023892p113Palavras-chave:
Musicoterapia, Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Emergentes, Ferramentas tecnológicas, PsicomotricidadeResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma revisão bibliográfica que aborda as tecnologias emergentes na educação como agente propulsor de melhoria do desenvolvimento infantil. Como matéria desse desenvolvimento está a musicoterapia, que tem sido bastante utilizada e estudada por diversos autores quando se trata do tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), terapia esta que tem mostrado resultados satisfatório quanto ao desenvolvimento de capacidades que se encontram praticamente inoperantes na criança autista, tais como o desenvolvimento afetivo, social, despertar da musicalidade e diminuição no comportamento repetitivo estereotipado bem comum nas crianças com autismo. O objetivo da pesquisa foi apresentar a musicoterapia como meio de tratamento de transtornos de neurodesenvolvimento. Os objetivos específicos são: discorrer sobre tecnologias emergentes na educação; As ferramentas tecnológicas como Edmusical, Gen Virtual, Magic Piano e Music Spectrum atualmente existentes são catalisadores da efetividade e aplicabilidade da musicoterapia A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos foram 10 referencias incluindo artigos, monografias e dissertações que falavam sobre a eficiência da musicoterapia no tratamento de crianças autistas. A pesquisa concluiu que a musicoterapia é um dos mecanismos mais pacíficos e confortáveis para a criança autista se desenvolver naquilo que é desafiador e até mesmo para despertar capacidades musicais na criança.