AS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDO EM PSICANÁLISE PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO

Autores

  • Ana Raíla Arrais de Sousa Docente do curso de Psicologia da Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá - IESRSÁ. Professora orientadora bolsista do Programa de Iniciação Científica- 2022.2 da Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá - IESRSÁ
  • Francislene Débora Lima Silva Graduanda em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá – IESRSÁ; Discente do Programa de Iniciação Científica- 2022.2 da Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá - IESRSÁ.
  • Maria Ruth Santos Borges Graduanda em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá – IESRSÁ; Discente do Programa de Iniciação Científica- 2022.2 da Instituição de Ensino Superior Raimundo Sá - IESRSÁ

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023908p17

Palavras-chave:

Grupo de estudo, Universidade, Psicanálise, Psicologia, Graduação

Resumo

A psicanálise trata-se de uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional (Bock, Furtado, & Teixeira, 2001). Segundo Freud (1930/2010), a psicanálise não pode ser totalmente apreendida unicamente por meio do ensino, sendo necessário, para além disso, sua transmissão. Nesta mesma lógica, Bleger (2011) afirma que a forma de ensino tradicional das instituições prioriza a objetividade no repasse de conhecimentos, tornando o indivíduo alheio ao próprio processo de aprendizagem. Desse modo, Bleger (2011) afirma que há outras formas de aprender e ensinar, das quais, segundo França e Santos (2022), se destacam os grupos de estudos. Evidencia-se, então, a importância de se impulsionar essa forma de transmissão da psicanálise na graduação em psicologia. Este artigo, portanto, pretende responder ao problema de pesquisa: qual a relevância do grupo de estudo em psicanálise para a formação em psicologia? A pesquisa é pertinente ao averiguar a eficácia destes grupos como uma forma dinâmica e rica de transmissão da psicanálise. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas digitais acadêmicas como Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da Capes. Utilizou-se os descritores: grupos de estudos, psicanálise, universidade, psicologia, graduação e experiência de grupos, com um recorte temporal de 2007 a 2022. Verificou-se que os grupos de estudo em psicanálise contribuem significativamente para a formação do psicólogo.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Sousa, A. R. A. de ., Silva, F. D. L. ., & Borges, M. R. S. . (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDO EM PSICANÁLISE PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. Epitaya E-Books, 1(49), 17-36. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023908p17

Edição

Seção

Capítulo de Livro