AS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDO EM PSICANÁLISE PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023908p17Palavras-chave:
Grupo de estudo, Universidade, Psicanálise, Psicologia, GraduaçãoResumo
A psicanálise trata-se de uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional (Bock, Furtado, & Teixeira, 2001). Segundo Freud (1930/2010), a psicanálise não pode ser totalmente apreendida unicamente por meio do ensino, sendo necessário, para além disso, sua transmissão. Nesta mesma lógica, Bleger (2011) afirma que a forma de ensino tradicional das instituições prioriza a objetividade no repasse de conhecimentos, tornando o indivíduo alheio ao próprio processo de aprendizagem. Desse modo, Bleger (2011) afirma que há outras formas de aprender e ensinar, das quais, segundo França e Santos (2022), se destacam os grupos de estudos. Evidencia-se, então, a importância de se impulsionar essa forma de transmissão da psicanálise na graduação em psicologia. Este artigo, portanto, pretende responder ao problema de pesquisa: qual a relevância do grupo de estudo em psicanálise para a formação em psicologia? A pesquisa é pertinente ao averiguar a eficácia destes grupos como uma forma dinâmica e rica de transmissão da psicanálise. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas digitais acadêmicas como Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da Capes. Utilizou-se os descritores: grupos de estudos, psicanálise, universidade, psicologia, graduação e experiência de grupos, com um recorte temporal de 2007 a 2022. Verificou-se que os grupos de estudo em psicanálise contribuem significativamente para a formação do psicólogo.