A GARANTIA DE DIREITOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE QUE ROMPE BARREIRAS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p99Palavras-chave:
Inclusão, Acessibilidade, Direitos, Deficiência, EducaçãoResumo
Este artigo explora como se dá a garantia de direitos de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e a fundamental relevância da acessibilidade no cotidiano frente aos desafios enfrentados. São discutidas estratégias, boas práticas e tecnologias que potencializam na prática, a inclusão e a vivência educacional desses alunos, além de instrumentalizarem o corpo docente com estratégias metodológicas mais inclusivas. A construção deste artigo foi inspirada nas experiências do Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão (UERJ), que tem como missão primordial, garantir direitos educacionais, e recursos para a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade, seja no suporte em tecnologias assistivas, seja na mediação acadêmica.