A GARANTIA DE DIREITOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE QUE ROMPE BARREIRAS

Autores

  • Roberta Pires Sales Guedes Ferreira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p99

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Direitos, Deficiência, Educação

Resumo

Este artigo explora como se dá a garantia de direitos de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e a fundamental relevância da acessibilidade no cotidiano frente aos desafios enfrentados. São discutidas estratégias, boas práticas e tecnologias que potencializam na prática, a inclusão e a vivência educacional desses alunos, além de instrumentalizarem o corpo docente com estratégias metodológicas mais inclusivas. A construção deste artigo foi inspirada nas experiências do Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão (UERJ), que tem como missão primordial, garantir direitos educacionais, e recursos para a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade, seja no suporte em tecnologias assistivas, seja na mediação acadêmica.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Ferreira, R. P. S. G. . (2023). A GARANTIA DE DIREITOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE QUE ROMPE BARREIRAS. Epitaya E-Books, 1(55), 99-110. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p99

Edição

Seção

Capítulo de Livro