DESAFIOS E TENDÊNCIAS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Autores

  • Ana Luisa Gordiano de Carvalho UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p205

Palavras-chave:

Globalização, Gestão estratégica, Comércio internacional, Protecionismo, Pandemia de COVID-19

Resumo

A gestão estratégica do comércio internacional ganha relevância no contexto globalizado, dada a crescente interconexão das economias. O comércio internacional, apesar de teoricamente simples, é complexo por fatores como corrupção, instabilidade política e terrorismo. A globalização traz riscos adicionais, enfatizando a importância da gestão de riscos para a segurança econômica. A pandemia de COVID-19 intensificou desequilíbrios de poder, culminando em protecionismo nacional e mudanças nas estratégias empresariais. Por outro lado, uma gestão eficaz pode proporcionar um ambiente de concorrência equitativo e impulsionar o crescimento econômico. Além disso, a gestão do conhecimento é vital para o planejamento estratégico. Desafios específicos surgem no comércio pós-soviético, incluindo conflitos e dependência de tecnologias ocidentais.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Carvalho , A. L. G. de . (2023). DESAFIOS E TENDÊNCIAS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. Epitaya E-Books, 1(55), 205-222. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p205

Edição

Seção

Capítulo de Livro