PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PERSONALIZADO NA FORMAÇÃO DO ALUNO

Autores

  • Ozeni Ferreira da Silva Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul
  • Kesley Torres dos Santos Logos University
  • Luciane Porto Frazão de Sousa Logos University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p267

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação Docente, Plano Educacional Individualizado, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O Plano Educacional Especializado (PEI) é uma ferramenta de ensino desenvolvida para atender o público-alvo da Educação Especial (PAEE) ou algum aluno que não tenha desenvolvimento escolar satisfatório segundo o currículo padrão da unidade de ensino, mesmo com todos os esforços de docentes para ensiná-lo. O objetivo dessa pesquisa é analisar os processos de elaboração e implementação do PEI, na Educação Básica, aplicada a estudantes PAEE ou que apresentam algum transtorno funcional e/ou cognitivo específico. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca do tema, através de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico preferencialmente nos últimos 10 anos, escritos nas línguas inglesa e portuguesa. Após análise dos artigos observou-se que o PEI é um instrumento efetivo ao introduzir práticas pedagógicas auxiliadoras na rotina de ensino. Porém há uma incipiência na literatura relacionada à produção de conhecimento sobre o PEI e a forma de planejar e executar por parte da equipe do Atendimento Educacional Especializado nas escolas públicas. Conclui-se que a falta de um Plano Individualizado, pode dificultar a inclusão escolar, levando a um desempenho insatisfatório dos alunos e pouco avanço na sua caminhada escolar e social. Justamente por esse motivo mais formações devem ser implementadas acerca da inclusão e execução do PEI no ensino.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Silva, O. F. da ., Santos, K. T. dos ., & Sousa, L. P. F. de . (2023). PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PERSONALIZADO NA FORMAÇÃO DO ALUNO. Epitaya E-Books, 1(55), 267-278. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p267

Edição

Seção

Capítulo de Livro