EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS E O OLHAR DA PSICOLOGIA: PROCESSOS DE SEXUALIDADE E OPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p161Palavras-chave:
Educação sexual, dúvidas;, conservadorismo, PsicologiaResumo
Entender a relevância do trabalho do psicólogo ante á necessidade de se pensar a educação sexual nas escolas torna-se importante para que haja melhoria da qualidade de vida e saúde para os estudantes. Da mesma maneira, as aulas são essenciais para se desconstruir a visão parcial da educação sexual em um regimento moral desestruturado. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi necessário compreender o papel do psicólogo na educação sexual, em ambiente escolar, em sua importância. A partir de estudo bibliográfico e com abordagem qualitativa, os resultados corroboram para se pensar a importância da educação sexual nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No entanto, ao psicólogo cabe edificar postura ativa e reflexiva, com trabalhos voltados ao coletivo, mas também com entendimento individual. Nesse ponto, a postura é importante para uma escuta qualificada e sem julgamentos, assim como no entendimento das faixas etárias em suas relações. O estudo coopera para se pensar a educação sexual como forma de trazer esclarecimento de dúvidas individuais ou coletivas, assim como não relegar apenas a família a responsabilidade de ensinar a respeito da sexualidade.