EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS E O OLHAR DA PSICOLOGIA: PROCESSOS DE SEXUALIDADE E OPRESSÃO

Autores

  • Juliana Cristina Viecheneski Faculdade Sant’Ana (IESSA)

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p161

Palavras-chave:

Educação sexual, dúvidas;, conservadorismo, Psicologia

Resumo

Entender a relevância do trabalho do psicólogo ante á necessidade de se pensar a educação sexual nas escolas torna-se importante para que haja melhoria da qualidade de vida e saúde para os estudantes. Da mesma maneira, as aulas são essenciais para se desconstruir a visão parcial da educação sexual em um regimento moral desestruturado. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi necessário compreender o papel do psicólogo na educação sexual, em ambiente escolar, em sua importância. A partir de estudo bibliográfico e com abordagem qualitativa, os resultados corroboram para se pensar a importância da educação sexual nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No entanto, ao psicólogo cabe edificar postura ativa e reflexiva, com trabalhos voltados ao coletivo, mas também com entendimento individual. Nesse ponto, a postura é importante para uma escuta qualificada e sem julgamentos, assim como no entendimento das faixas etárias em suas relações. O estudo coopera para se pensar a educação sexual como forma de trazer esclarecimento de dúvidas individuais ou coletivas, assim como não relegar apenas a família a responsabilidade de ensinar a respeito da sexualidade.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Viecheneski, J. C. (2024). EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS E O OLHAR DA PSICOLOGIA: PROCESSOS DE SEXUALIDADE E OPRESSÃO. Epitaya E-Books, 1(58), 161-170. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p161

Edição

Seção

Capítulo de Livro