DISLEXIA E A DIFICULDADE DOS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Francy Mauro Lins Menezes Ferreira Ecumenical University Word

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p341

Palavras-chave:

Dislexia, Distúrbios de aprendizagem, Neurologia

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar descritivamente a dislexia e analisar como ela pode ser identificada e intervencionada. A metodologia percorrida consiste em pesquisa bibliográfica, recorrendo a alguns autores que tratam do tema. Sabe-se que a dislexia foi diagnosticada como um distúrbio neurológico considerando a origem genética e o histórico familiar e que afeta o desempenho dos alunos nas escolas e nos ambientes onde vivem. Sabe-se também que  o disléxico deve ser avaliado por diferentes profissionais, com realização de  exames neurofisiológicos e potenciais auditivos e visuais, além de testes psicológicos, que abrangerão aspectos cognitivos e afetivos. Estabelecido o tão esperado diagnóstico, deve-se mostrar os métodos de intervenção adequados para melhorar as atividades do disléxico. Na escola professores e profissionais precisam de uma nova abordagem do processo educacional, da utilização de jogos, da leitura ferramentas para o desenvolvimento da escrita e da memória, equipamentos especiais e materiais didáticos que interessam aos alunos Gênesis. Além desses resultados, o estudo sinaliza para a necessidade de realização de mais estudos, notadamente sobre as condições socioeconômicas de pessoas portadoras da dislexia.

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Publicado

2024-02-27

Como Citar

Ferreira, F. M. L. M. . (2024). DISLEXIA E A DIFICULDADE DOS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA. Epitaya E-Books, 1(58), 341-346. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p341

Edição

Seção

Capítulo de Livro