DISLEXIA E A DIFICULDADE DOS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p341Palavras-chave:
Dislexia, Distúrbios de aprendizagem, NeurologiaResumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar descritivamente a dislexia e analisar como ela pode ser identificada e intervencionada. A metodologia percorrida consiste em pesquisa bibliográfica, recorrendo a alguns autores que tratam do tema. Sabe-se que a dislexia foi diagnosticada como um distúrbio neurológico considerando a origem genética e o histórico familiar e que afeta o desempenho dos alunos nas escolas e nos ambientes onde vivem. Sabe-se também que o disléxico deve ser avaliado por diferentes profissionais, com realização de exames neurofisiológicos e potenciais auditivos e visuais, além de testes psicológicos, que abrangerão aspectos cognitivos e afetivos. Estabelecido o tão esperado diagnóstico, deve-se mostrar os métodos de intervenção adequados para melhorar as atividades do disléxico. Na escola professores e profissionais precisam de uma nova abordagem do processo educacional, da utilização de jogos, da leitura ferramentas para o desenvolvimento da escrita e da memória, equipamentos especiais e materiais didáticos que interessam aos alunos Gênesis. Além desses resultados, o estudo sinaliza para a necessidade de realização de mais estudos, notadamente sobre as condições socioeconômicas de pessoas portadoras da dislexia.