A PRÁTICA DA LEITURA ESCOLAR COMO OBJETO DE ANÁLISE A PARTIR DE ARTEFATOS E ESTRATÉGIAS: DIÁLOGOS COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p369Palavras-chave:
Estratégias de Leitura, Gêneros Textuais, Habilidade Inferencial, Livro DidáticoResumo
A leitura é um dos processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento do aluno em todas as áreas do conhecimento. A prática da leitura exige várias habilidades que são acionadas, dentre as quais a habilidade inferencial se destaca como essencial. Nesse sentido, essa prática não pode ser entendida somente como decodificação de signos linguísticos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica como alternativa de promover uma compreensão ampla sobre a produção científica que toma artefatos e estratégias de leitura da/na escola, e a inferência de modo mais específico, como objeto de análise. A revisão se centra nos estudos julgados mais importantes para o campo da leitura nos seguintes domínios: estratégias de leitura em livros didáticos, gêneros textuais, leitura como campo de investigação, livro didático e habilidade inferencial. Tais temáticas serão abordadas a partir de uma perspectiva cognitiva da linguagem. Pretende-se, com isso, contribuir com reflexões que têm abordado a leitura não apenas como uma habilidade de decodificação, mas comprometida com a formação de um leitor crítico, o que vai ao encontro de pensar as práticas de ensino de professores de língua portuguesa e suas literaturas no Brasil.